CIÊNCIA

Explosões solares podem afetar sinais de GPS, diz Nasa

Agência espacial americana registra registra intensa explosão de classe X2.2 no meio do Sol; evento pode interferir na comunicação

Qua, 11/03/15 - 18h33
Explosão solar desta quarta-feira (11) foi classificado como uma explosão da classe X2.2 | Foto: NASA/Divulgação
Na tarde desta quarta-feira (11) o Observatório de Dinâmica Solar da Nasa registrou uma explosão de classe X2.2 no meio do Sol. O evento teve seu auge às 13h22 (horário de Brasília) e essa classificação denota uma das explosões repentinas mais intensas já vistas. Elas se caracterizam pela liberação de grandes quantidades de radiação e que podem ser causadas por mudanças no campo magnético.
 
Segundo a agência espacial norte-americana, os efeitos prejudiciais liberados nessas erupções solares não podem afetar a população na atmosfera terrestre, mas podem interferir em sinais de GPS e de outros tipos de comunicação. Nas redes sociais, alguns usuários reclamavam de terem tido problemas desse tipo durante esse período.
 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.