Esotérico

Histórias infantis vistas sob as lentes da doutrina espírita

Wellerson Santos psicografou 30 contos para crianças com mensagens para adultos

Ter, 02/11/21 - 03h00
Wellerson Santos traz nova abordagem das histórias infantis | Foto: Thiago Tiganá/Divulgação

“Os Três Porquinhos”, “Branca de Neve e os Sete Anões”, “Cinderela”, “O Rei Leão”, “Robin Hood”, “Os Músicos de Bremen”, “A Princesa e o Sapo”, “O Mágico de Oz” e muitas outras histórias infantis ganharam nova dimensão no livro “Era uma Vez: Para Adultos”, psicografado pelo escritor e palestrante espírita Wellerson Santos e ditado pelos espíritos de Mirra Alfassa e Fritz Schein. O lançamento acontecerá no próximo dia 6 (ver agenda), e toda a renda será destinada aos trabalhos assistenciais do Projeto Fraternidade sem Fronteiras e à publicação de obras espíritas. 

“Acompanhando as gravações das histórias e contos que sempre fizeram parte do imaginário popular, observamos que, embora infantis, elas trazem conteúdos de grande valia para o público adulto. Surgiu-nos, assim, a ideia de realizar um trabalho que fizesse uma ponte entre os contos universais infantis e a mensagem divina, especialmente com o Evangelho à luz do espiritismo”, comenta o escritor. 

No entanto, a empreitada era de tremenda responsabilidade, e a espiritualidade promoveu reuniões com grandes escritores nacionais e estrangeiros desencarnados para criarem um projeto editorial que permitisse selecionar em 30 clássicos da literatura infantil mensagens que inspirassem novas reflexões. 

“Logo que se iniciou a pandemia, em 2020, a espiritualidade havia me orientado a gravar alguns vídeos com histórias infantis para colocar no YouTube. Durante esse processo, a própria espiritualidade percebeu que as narrativas para crianças e adolescentes têm um cunho muito profundo e ensinamentos morais que servem para todos nós, além de despertar lembranças e vivências que trazemos da infância dentro de nossos corações”, conta Santos. 

O livro retrata o lúdico das narrativas infantis ao mesmo tempo em que resgata a sabedoria universal implícita neles e que perpassam a psicologia, a ciência e a doutrina espírita. “A proposta é trazer essas histórias para os dias atuais, contextualizando-as em nossa vida para que possamos compreender que os valores morais, éticos, religiosos e a mensagem divina estão presentes, de diversas maneiras, em todas as épocas da humanidade”, comenta o escritor. 

Independentemente do viés doutrinário, o livro é um ótimo recurso para educadores, pedagogos e pais, pois traz mensagens que orientam as crianças e adolescentes. “As histórias selecionadas reforçam a grandeza do trabalho realizado por grandes escritores que nos legaram, cada um a seu modo, mensagens de libertação, moral, ética e sabedoria aos nossos corações”, ressalta Santos. 

Em “João e o Pé de Feijão” é mostrado que tudo é passageiro, da miséria à opulência, da dor ao alívio e do sofrimento à riqueza; em “Branca de Neve e os Sete Anões” é ressaltado que nas relações diárias a criatura humana, muitas vezes, busca escamotear aquilo que realmente é. Em “A Bela e a Fera”, não apenas Gaston, o bonitão da cidade, mas diversos homens da vila e até mesmo muitas jovens cultivavam pensamentos machistas e retrógrados. 

O escritor relembra que, embora o espiritismo tenha surgido oficialmente em 18 de abril de 1857, com o lançamento de “O Livro dos Espíritos”, de Allan Kardec, “pode-se dizer que os princípios espíritas sempre estiveram presentes na história da humanidade. O espiritismo apenas estudou de forma mais aprofundada temas como a reencarnação, a mediunidade e a justiça divina, mas, desde que o homem surgiu na Terra, grandes civilizações e religiões já absorviam a mensagem divina presente nas histórias.”, diz. 

  AGENDA: O lançamento do livro “Era uma Vez: Para Adultos” acontecerá no próximo dia 6, às 20h, no canal de Wellerson Santos no YouTube. No dia 5, às 20h, haverá entrevista de lançamento na mesma plataforma. Contatos com o autor:   wellersonespiritismo@gmail.com  

Lançamento  

“Era uma Vez: Para Adultos”, psicografia de Wellerson Santos e ditado pelos espíritos de Mirra Alfassa e Fritz Schein 

Editora Sementeira de Bênçãos  

468 páginas 

R$ 50 

 Marisa Sanabria lança “Deusas: Manual de Atividades” 

 As histórias das deusas expressam os arquétipos do feminino que se manifestam no cotidiano da vida das mulheres e impactando sua psique. “Todas as mulheres sentem afinidade com uma ou mais deusas, pois têm a ver com elementos da história pessoal, família, circunstâncias. Como me identifico? Que perfil faz sentido neste momento da minha vida? Esse olhar simbólico nos acompanha em diversos espaços da história pessoal, nos ensina e faz refletir”, comenta a psicóloga e mestre em filosofia Marisa Sanabria, que acaba de lançar “Deusas: Manual de Atividades”. 

O livro vem dentro de uma sacola de tecido com um escalda-pés e seis cartas avulsas. “As deusas são em preto e branco, exatamente para que sejam coloridas, em um processo individual, terapêutico e mágico. As cores vão sendo intuídas e, de nossas mãos, traços fortes e leves se alternam, completando a obra. Dessa forma, as deusas são perpetuadas no livro e o tornam único e surpreendente, pois reconhecemos nas imagens o que já estava dentro de nós”, propõe Marisa. 

As deusas “são estruturas arquetípicas dotadas de grande vitalidade, com elas nos identificamos e podemos deixar fluir nossa imaginação. Assim, vamos passear pelos bosques da Arcádia com Ártemis, viver as transformações de Perséfone, encontrar a vontade firme de Hera, desfrutar dos prazeres da vida com Afrodite, encontrar abundância com Deméter e ter o intelecto atento e perspicaz de Atena. Cada uma traz uma perspectiva de entender aspectos da nossa vida emocional e da psique. Trata-se de uma aventura, que, ao final, vai nos ensinar muito sobre nós”, comenta Marisa. (AED) 

Lançamento

“Deusas: Manual de Atividades” 

Marisa Sanabria 

Heloísa Belluzzo Editora 

40 páginas 

R$ 50. 

Disponível pelo WhatsApp: (31) 99952-6197. 

 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.