Arquitetura e design

"Dimensões da inovação" é tema de convenção

Evento da Asbea pretende reunir 150 participantes em Belo Horizonte e em Brumadinho, no Inhotim

Dom, 04/06/17 - 03h00
Inovação é a palavra-chave nos tempos atuais. Porém, para inovar, é preciso ter confiança, haver diversidade e até mesmo tempo disponível, afinal, lidar com as novas fronteiras é provocativo e inspirador. É como ter um quadro em branco a ser preenchido.
 
O tema é tão importante que foi escolhido para nortear as discussões da Convenção 2017 da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (Asbea) que será realizada em Belo Horizonte e em Brumadinho, na região metropolitana, de quinta-feira (8) a sábado (10). O evento é aberto a profissionais de arquitetura e áreas afins, estudantes e interessados em geral.
 
“No caso da arquitetura e do design, o objetivo é desafiar seus interlocutores a abandonarem os modelos de negócios ultrapassados, projetarem os empreendimentos de amanhã e criarem uma porta de entrada para um novo modo de pensar em moradia, imóveis inteligentes, ocupação de espaços públicos, sustentabilidade, convivência e mobilidade urbana”, destaca Danilo Batista, presidente da Asbea-MG, entidade organizadora do evento.
 
Programação
 
Durante três dias, o público poderá acompanhar palestras de profissionais renomados, como o jornalista Raul Juste Lores; o designer Gustavo Greco; o presidente da Fiemg LAB, Fábio Veras; a coordenadora adjunta da FGV Projetos, Andréa de Paiva, e a secretária de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, Águeda Muniz.
 
A presença do arquiteto chileno Cristián Fernández Eyzaguirre, da CFA, também está confirmada. Ele acredita que a inovação é a forma com que a arquitetura melhor cumpre os seus objetivos. “Esses eventos permitem surpreender-se com a novidade do outro”, diz.
 
Designer
 
Greco, que apresentará a palestra “Como Pensa um Designer”, considera que o design vem galgando degraus nos últimos anos, saindo de um lugar de relevância puramente estética para ter um caráter estratégico. 
 
“Os designers ganham mais espaço e são chamados mais cedo para as conversas, participando da concepção do projeto e não somente de sua solução formal. O design, ao apelar para os sentidos, deixa evidentes as diferenças entre as marcas e materializa o seu propósito. Além disso, vem se consolidando como uma disciplina capaz de projetar um futuro melhor e para todos”, ressalta o especialista.
 
Inhotim
 
No último dia da convenção, a palestra com Vania Ferrari, especialista em marketing da entidade Pensamentos Transformadores, será realizada no Teatro Inhotim, em Brumadinho. Na parte da tarde, os participantes farão uma visita guiada pelo maior museu a céu aberto do mundo, local em que a arte, o paisagismo e a arquitetura se relacionam de maneira singular, segundo Antonio Grassi, diretor executivo do espaço. 
 
“Além da sua importância estética, os projetos arquitetônicos do Instituto são ponto de partida para ações educativas e reflexões sobre a contemporaneidade. Nesse contexto, o Inhotim tem se consolidado como uma vitrine da arquitetura contemporânea brasileira. Prova disso é que vários projetos arquitetônicos daqui já foram premiados, como o Centro de Educação e Cultura Burle Marx e as galerias Miguel Rio Branco e Claudia Andujar”, ressalta Grassi.
 
Inscrições
 
Para se inscrever e obter mais informações sobre a convenção, ligue para (31) 3275-3570 ou envie um e-mail para asbea@asbeamg.org.br.
 
Mini-Entrevista
Com Danilo Batista, presidente da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura de Minas Gerais (AsBEA-MG)
 
Como foi escolhido o tema da convenção deste ano?
Danilo Batista: Em 2016, a Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (Asbea) escolheu o tema criatividade para a sua convenção realizada no Rio Grande do Sul. Entendemos que em 2017 o tema deveria ter referência ao ano anterior, com uma proposição mais de futuro. Foi aí que chegamos à inovação. 
 
Como a inovação será discutida?
Danilo Batista: Vamos discuti-la de uma forma mais abrangente, não só em termos de arquitetura, mas também em áreas correlatas. A abertura, por exemplo, será com o jornalista Raul Juste Lores, que vai falar de suas experiências com a arquitetura pelo mundo. O designer Gustavo Greco tratará do tema processo de criação, ou seja, como pensa um designer. Já a arquiteta Andréa de Paiva fará uma palestra inovadora sobre a neuroarquitetura. Quem conhece o trabalho da Fiemg Lab sabe da dimensão das startups no momento atual, tema da palestra do mestre em direito Fábio Veras. A gestão pública, que é um dos grandes problemas do nosso país, também será debatida sob uma nova ótica, com base no trabalho de inovação da secretária de planejamento de Fortaleza, que implantou um sistema de gestão de sucesso em sua cidade. Cristián Fernandez, com base em alguns projetos, procurará trazer uma nova visão do trabalho do arquiteto. Vania Ferrari, profissional da área de marketing, famosa por suas palestras, encerrará o evento falando de inovação em comportamento, empreendedorismo e como trabalhar e ser feliz ao mesmo tempo.
 
Qual o objetivo da Asbea-MG com o evento?
Danilo Batista: A Asbea congrega um grupo de grande parte das mais importantes empresas de arquitetura e urbanismo de todo o país. A convenção é o momento de reflexão e discussão de assuntos que interessam a todos os profissionais da área. É a oportunidade de troca de ideias e de experiências que o dia a dia dos escritórios não permite. Além disso, o resultado das convenções é sempre uma contribuição para a sociedade, dada a importância dos temas debatidos. 
 
Qual a importância da convenção para profissionais e estudantes? 
Danilo Batista: Para os profissionais já associados, é muito importante o momento de congregação de ideias. Para os não associados, trata-se de uma oportunidade de conhecerem essa rica experiência da associação para passar a fazer parte dessa rede. Os estudantes serão os profissionais de amanhã e, portanto, devem ter conhecimento do que está sendo debatido no momento. Apesar de não participarem do evento, há a previsão de extensão dos temas tratados na convenção para eventos nas universidades.
 
Qual é a expectativa?
Danilo Batista: A expectativa é de termos de 120 a 150 participantes, vindos de todo o país.
 
O que o público pode esperar das palestras e da visita ao Inhotim, em Brumadinho?
Danilo Batista: O público terá a variedade de temas como o principal mote do evento. Tratando de assuntos diversos e, ao mesmo tempo, correlatos, poderemos ter um debate único na Convenção da Asbea. O Inhotim é um lugar único. A oportunidade de encerrarmos nossa convenção no maior museu a céu aberto do mundo é mais do que especial. É como um presente para todos os participantes. Esperamos que o evento seja um sucesso e deixe um grande legado para a sociedade.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.