Relax

Lar pode ser decorado para aliviar o estresse do dia a dia

Com planejamento, sua casa pode ser um refúgio de paz e tranquilidade contra a correria da rotina atual

Dom, 06/11/16 - 02h00
Se você se sente cansado, nervoso e angustiado em função da pressão da rotina atual, saiba que você não está sozinho. O brasileiro é o segundo povo que mais sofre de estresse no trabalho, segundo uma pesquisa realizada pela Associação Internacional de Controle de Estresse. Por conta disso, é essencial que nossa casa seja suficientemente acolhedora e relaxante de forma a eliminar a exaustão cotidiana.
 
De acordo com o arquiteto Junior Piacesi, a residência precisa ter leveza para proporcionar ao morador um descanso efetivo e ser um local para recarregar energias. “O ideal é que a casa te abrace e, para isso, os principais elementos a serem trabalhados são luz, verde, ventilação e cores. Cores bem claras conseguem deixar as pessoas mais tranquilas”, diz.
 
A integração com a natureza, visando o relaxamento, é uma das principais características de seu projeto, “Suíte Master – Quarto de Hotel”. O espaço conta com uma caixa de vidro, no box do banheiro, que vai do teto ao chão, permitindo a entrada de luz natural durante o dia. Além do uso de vidros, o arquiteto destaca a composição dos ambientes com flores, distribuídas dentro da casa, e o uso de materiais naturais, que ajudam a trazer boas sensações. 
 
“Materiais como pedras e outros elementos naturais são tendências. Eles têm essa intenção de aproximar o homem estressado da natureza. As cores também podem ser aliadas. A minha aposta é sempre no branco que é uma cor atemporal e que não cansa”, afirma Piacesi.
 
Para a designer de interiores Melina Mundim, é possível transformar os cômodos da casa em locais para relaxamento adotando um mobiliário adequado que permita ao morador descansar e aproveitar o seu lar. Exemplo disso é o ambiente “Suíte Master”, no qual a profissional inseriu elementos que ajudam a deixar o estresse bem longe de casa.
 
“Ao mesmo tempo que é um ambiente cheio de concreto, contemporâneo, não quis deixar de lado essa questão de torná-lo um espaço de descanso. A poltrona ao lado da cama, como um puff, permite a pessoa relaxar no quarto, sem ser deitada na cama. O canto da poltrona, por exemplo, com a escrivaninha, proporciona um momento de relaxamento com leitura e escrita e, até mesmo, para um breve cochilo. A iluminação mais focada também cria um ambiente acolhedor”, descreve Melina.
 
Trabalho
 
Já a designer de interiores Iara Santos, afirma que é possível ter um dia mais tranquilo trabalhando em casa, em um home office leve e acolhedor. Para isso, ela projetou um “Home Oficce” sem o layout de design corporativo. 
 
“O mobiliário (escrivaninha, cadeira, aparador) possui detalhes em couro, o que proporciona sensação deliciosa ao toque. O tapete de cor neutra, feito de lã, e a cortina de camurça, dão um toque acolhedor ao espaço. O divertido móvel volante com gavetinhas que giram, juntamente com as obras de arte, ajudam a criar uma atmosfera mais suave ao espaço destinado ao trabalho”, finaliza.
 
As cores indicadas para o relaxamento
 
As cores podem ter mais influência em nosso dia a dia do que podemos imaginar. Tanto que existe um tratamento, a cromoterapia, que serve para estabelecer o equilíbrio e a harmonia do corpo e da mente a partir do uso de determinadas tonalidades. Assim, as cores escolhidas em um projeto de decoração podem influenciar positiva ou negativamente os moradores.
 
O Rosa Quartzo, por exemplo, considerada a Cor do ano de 2016 pelo Instituto Pantone, transmite sensações de equilíbrio, calma, bem-estar, tranquilidade, compaixão e compostura. “O Rosa Quartzo é um tom mais aconchegante e leve. Ele representa tudo o que é contrário a esse momento atual que vivenciamos. Essa cor reforça a mulher e a sua importância na família e na sociedade, grita por paz e amor em meio a tanta intolerância e propõe uma trégua à natureza diante de tanta destruição. Ou seja, mais que uma cor, ela propõe reflexão”, explica a designer de interiores Fabiana Visacro.
 
O verde, cor da natureza, também é calmante e traz bastante equilíbrio, sendo capaz de melhorar as energias negativas e energizar o corpo. O azul é a cor da paciência e da serenidade (tanto que é usada em muitos hospitais e clínicas), ajudando a tranquilizar e a combater a insônia. 

 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.