Outono

Nem muito quente, nem muito frio

Estação com temperaturas amenas é boa oportunidade para levar aconchego ao lar

Dom, 12/03/17 - 03h00
No próximo dia 20 tem início o outono – estação que é caracterizada no Brasil pelo clima ameno: nem muito quente, nem muito frio. Com a temperatura menos abafada do que no verão, a época favorece algumas pequenas mudanças no visual da casa para torná-la mais aconchegante para os visitantes e, também, para os moradores.
 
“O outono é uma estação que pede mais aconchego no lar. Para isso, podemos acrescentar alguns elementos à decoração que ‘esquentam’ o ambiente e trazem mais conforto, como almofadas, mantas e tapetes. Claro que não indicamos decorar a casa toda de acordo com a mudança da estação do ano, mas essas alterações podem ocorrer em alguns elementos e fazer uma grande diferença”, afirma a arquiteta Ana Lívia Werdine. 
 
Segundo ela, a tendência para a decoração de ambientes é o conforto em qualquer época do ano, porém, o outono traz um estímulo maior para repensar alguns itens do décor. “Essa estação incentiva ainda mais as escolhas tanto em tecidos que tragam conforto, como o linho e a camurça, quanto em móveis macios e cantinhos que favoreçam o bem-estar, como um ‘estar’ perto de lareiras, poltronas para relaxamento, sofás retráteis, entre outros”, destaca.
 
Cores
 
Entre os temas destacados pela Pantone (autoridade em cores no mundo) como referência para o design de interiores em 2017 está o “Forest Bathing”, que refere-se a uma técnica japonesa chamada shinrin-yoku (banho de floresta).
 
“O tema é uma boa pedida no outono, pois mostra como estar cercado pelo verde é relaxante, restaura e encoraja. A gente traz muitas opções verdes e azuis esverdeadas que contrastam com cores púrpuras e beges, como folhas outonais. Para trazer um pouco de alegria refrescante, reproduzimos a cor lima ácida chamada “acid lime’”, explica Blanca Liane, embaixadora da Pantone.
 
Ana Lívia salienta que os tons de verde indicados pela marca também podem ter destaque combinados com tons laranjas e vermelhos. “O outono também combina com cores mais quentes, como marrom, bege e laranja. Essas cores trazem maior aconchego. Elas podem ser adotadas em almofadas, roupas de cama, papel de parede, capas para sofás e cadeiras, mantas e adornos”, enumera.
 
A decoração pode ser arrematada com alguns itens, como arranjos de plantas com folhas secas e velas. “São escolhas certeiras para criar um clima mais outonal”, completa Ana Lívia.
 
Estação é perfeita para degustar tintos
 
O outono é considerado por especialistas a estação perfeita para degustar alguns tipos de vinhos tinto, como Aragonez, Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Touriga Nacional, Syrah, Trincadeira etc. Se você é um apreciador da bebida, pode aproveitar o período para receber os amigos em sua adega e entrar definitivamente no clima outonal.
 
Mas se você pensa que não dispõe de espaço para ter uma adega, saiba que qualquer canto da casa pode ser planejado e adaptado para abrigar os vinhos. Lembre-se de que luz, umidade e calor são fatores que não harmonizam com as garrafas.
 
"O local ideal é no porão da casa, sem janela. Quem não tiver essa opção pode adquirir uma adega climatizada. Hoje em dia elas são disponibilizadas em vários tamanhos e formatos e podem estar embutidas no mobiliário. Existem modelos clássicos, inovadores e até retrô”, afirma a arquiteta Lilian Fajardo.
 
Se ter sua adega é um plano que você tem deixado de lado, aproveite a chegada do outono para colocar as mãos à obra. 

 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.