Arquitetura

Projeto de empório recebe grande prêmio internacional

Imóvel, localizado no bairro Coração Eucarístico, na região Noroeste de BH, chamou a atenção dos jurados

Por Da Redação
Publicado em 14 de maio de 2017 | 03:00
 
 
Empório possui quatro andares que abrigam padaria, pizzaria, patisserie, self-service etc Foto: Jomar Bragança/Divulgação

Um prêmio, muitas vezes, é o reconhecimento de um trabalho bem feito. E quando essa condecoração vem de um concurso internacional, é sinal de que um projeto se destacou sob olhares de notáveis jurados de várias partes do mundo.
 
Foi o que aconteceu com o trabalho do arquiteto David Guerra e da designer de interiores Laura Rabe. Ambos receberam a premiação Silver A’ Design Awards (Itália) na categoria Arquitetura, Construção e Design de Estruturas, concedido a apenas 5% dos projetos mais bem classificados entre os inscritos com nível exemplar de perfeição e design. 
 
Guerra e Laura foram os únicos mineiros contemplados em 2017. O projeto vencedor assinado por eles é o Empório Santa Isabel, localizado no bairro Coração Eucarístico, na região Noroeste de Belo Horizonte.
 
“Esse projeto impactou toda a região. Desde a esquina, onde a arquitetura exuberante propicia uma surpresa – logo se avista uma ponta, o triângulo que a arquitetura criou, emoldurada por um jardim com influência das casas e fazendas do interior”, explica Laura.
 
Para a concepção do projeto, Guerra explica que apostou na ligação entre o alimento, a memória e o afeto. “A comida remete ao aconchego, ao acolhimento. O espaço tem que ser sedutor, ter cor, mistura de elementos, itens que levam à identidade barroca mineira”, afirma. 
 
Os profissionais contam ainda que a proposta foi criar um local múltiplo, com várias funções – padaria, patisserie, self-service, empório, minimercearia, pizzaria, cafeteria etc –, originando um fluxo contínuo de clientes durante o horário de funcionamento.
 
“Tudo isso está dividido em quatro andares, num total de 1.000 m². Enormes esquadrias de vidro deixam a claridade entrar e integram o verde do jardim, situado em todo entorno”, pontua Laura.
Também trabalharam no projeto Gisela Lobato, Gabriel de Souza, Guilherme França, Jefferson Gurgel, Laís Machado e Nínive Resende.