Decoração

Quadros conferem personalidade à decoração

Paredes de vários ambientes da casa podem ter a cara do morador de acordo com fotos e telas escolhidas

Dom, 19/03/17 - 03h00
Que tal dar um toque simples e especial à decoração? Os quadros são ótimos trunfos para isso. Um, dois, três...dez! A quantidade vai de acordo com o gosto do freguês. O desenho criado pelas molduras nas paredes, assim como as figuras e/ou fotografias escolhidas, representam a personalidade do morador e criam um ambiente original e exclusivo.
 
Ele cai bem em salas de estar, corredores, lavabos e quartos. Quanto mais vazia estiver a parede, mais bem-vindo será o quadro. “Eles só precisam ter uma relação com o ambiente. Nas salas de TV, o ideal é que fiquem do lado oposto ao do aparelho”, afirma a arquiteta Cláudia Aragão, do escritório Casatelier.
 
Ela ressalta, ainda, que cozinhas e banheiros não são locais muito recomendáveis para colocar os quadros, uma vez que os adornos terão contato frequente com gordura e vapor. A designer de interiores Cátia Maiello, também da Casatelier, explica a melhor forma de utilizá-los.
 
“Eles devem ser proporcionais à parede na qual estão sendo colocados. Para paredes muito grandes, por exemplo, um quadro pequeno não ficará bom e vice-versa. Já uma sequência de telas do mesmo tamanho cria um efeito harmônico”, recomenda a profissional.
 
Para o ambiente não ficar cansativo, a orientação de Cláudia é não misturar os estilos de decoração. Segundo ela, quadros combinando com o tapete ou sofá não são uma boa opção. Outra dica é na hora de escolher os modelos. “Quadros não precisam combinar entre si. Não tenha medo de misturar molduras, estilos e tamanhos”, destaca.
 
Possibilidades
 
Com criatividade, é possível criar belos cenários com fotos para seu lar, mas é preciso alguns cuidados para garantir um efeito harmonioso. Segundo Cátia, é fundamental pensar em um tema para cada grupo de fotos, por exemplo, reunindo em um só lugar as fotos preto e branco e, em outro canto, as férias em família.
 
Porta-retratos do mesmo material, ou molduras diferentes e tons parecidos – em vários formatos e acabamentos – também são bem-vindos. “De qualquer maneira, é um jeito gostoso de ter pessoas por perto e eternizar os momentos felizes”, finaliza a designer.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.