Irá o Poker estrelar nas próximas Olimpíadas?

Nesse momento, alguns esportes estão nessa batalha: poker e pole dance

Por Da Redação
Publicado em 11 de outubro de 2019 | 08:00
 
 
Cidades: Belo Horizonte, MG: Poker O numero de jogadores de poker aumenta em Belo Horizonte apos o ano de 2007. FOTO: Gustavo Baxter / O Tempo / 09.08.2016 Foto: GUSTAVO BAXTER / O TEMPO

Todo sonho dos praticantes e entusiastas de um esporte é um dia, esse esporte alcançar o nível olímpico para que os seus atletas praticantes tenham a chance de levar a tão sonhada medalha olímpica para casa.

Tanto as federações nacionais, como também, as federações internacionais batalham para serem aprovadas e fazer com que o esporte que apoiam ganhe o máximo nível de reconhecimento nacionalmente e internacionalmente.

Nesse momento, alguns esportes estão nessa batalha: poker e pole dance. Ao mesmo tempo que alguns outros esportes foram aprovados e vão entrar na competição desse ano. Abaixo vamos falar mais sobre cada um deles.

Os 5 esportes que se tornaram olímpicos em 2020

Nas Olimpíadas Tóquio 2020, as quais vão acontecer entre 24 de julho e 9 agosto de 2020, 5 novos esportes vão fazer parte: skate, surfe, karatê, escalada e beisebol, sendo que esse último está voltando. Esses 5 esportes passaram por um processo de avaliação o qual inclui vários pontos importantes.

Todos esses esportes contam com uma história e uma tradição relevante, mostrando a sua popularidade e relevância na atualidade. Eles também apresentam praticantes em mais de 75 países em 5 continentes para homens e 40 países em 3 continentes para mulheres e contar com no mínimo 50 federações nacionais e também uma federação internacional cadastrada no comitê olímpico. O esporte deve apresentar uma imagem positiva e com atletas que mostrem o seu alto rendimento com profissionalismo.

● Skate

O skate vai ter 80 competidores sendo que o Brasil e os Estados Unidos são os grandes favoritos. Vão ser 40 homens e 40 mulheres escolhidos através do ranking mundial de 2019. As modalidades que serão disputadas são park e street. Esta vai ser uma das modalidades mais disputadas.

● Surfe

O surfe vai entrar no competição de acordo com o ranking da Liga Mundial de Surfe. Serão apenas 40 surfistas, sendo apenas dois por país para garantir mais diversidade. Atualmente o Gabriel Medina do Brasil estaria classificado para competir.

● Karatê

O karatê vai entrar nesse ano, sendo vai se disputado tanto por homens como mulheres. Vai haver mais de uma categoria para analisar os vencedores, entre lutas e simulações.

● Escalada

A escala é um dos esportes do momento, sendo que vão poder disputar quatro atletas por país, sendo dois de cada sexo. Vão haver 40 vagas, sendo possível 10 países participarem e também regras básicas que eles precisam respeitar para mostrar os seus resultados em três modalidades: boulder, dificuldade e velocidade.

● Beisebol

O beisebol também vai fazer parte desses olimpíadas, sendo que ele foi disputado em 2008, em Pequim, China, mas tinha perdido o seu espaço, o qual recuperou depois de 12 anos. O esporte só será competido entre os atletas masculinos. O Brasil provavelmente não terá uma equipe, sendo que o país que mais tem chances de ganhar ouro é os Estados Unidos.

Poker e pole dancing querem se tornar olímpicos em 2024

Nós próximos anos, o poker e a pole dancing estão tentando se tornar esportes olímpicos. Veja um pouco da história dos dois e também as dificuldades que eles estão enfrentando.

● Poker

O poker se tornou extremamente popular graças a internet. Durante os anos 2000, diversos sites de poker online, tal como o 888 Poker, fizeram com que a prática de jogar jogos de poker passasse de uma atividade de hobby para profissional.

Hoje o poker é um dos jogos de carta mais praticado no mundo movimentando milhões através de campeonatos e torneios. Ao mesmo tempo, o principal desafio para que o poker se torne um esporte olímpico é o fato dele ter uma imagem negativa que envolve o fato do elemento sorte ser o determinante para a vitória, o que não é verdade, já que é preciso ter habilidade técnica como também foco e determinação para se tornar um jogador de poker profissional.

Para resolver essa questão o tipo de poker que está se tornando olímpico é o match poker. o qual elimina completamente o fator sorte, dessa maneira o esporte tem mais chances de se tornar olímpico. Sobre os outros fatores, o poker já se consolidou como um esporte de alta relevância sendo praticado em diversos países por milhões de jogadores.

● Pole dancing

Sobre a pole dancing, o fato de ter se iniciado dentro dos clubes de strip tease, há ainda uma conotação negativa, mas ao pouco essa dança vem se aproximando para o mundo da arte, como a ginástica artística. Essa é ainda uma prática recente sendo que o primeiro campeonato mundial criado pela International Pole Sports Federation em 2012, hoje há mais de 5 mil atletas, mas esse número precisa aumentar para que o esporte tenha chances de se tornar olímpico.

Em resumo, para que um esporte se torne olímpico é preciso respeitar vários requerimentos. Ao mesmo tempo, conforme o esporte vai se tornando mais importante dentro da sociedade moderna mais chances ele tem de participar das olimpíadas, como é o caso dos 5 esportes citados acima.