Adolescentes

Metade dos jovens tem problemas emocionais

Um entre dez acha que ninguém se importa com eles, diz estudo

Qua, 11/01/17 - 02h00
Adolescentes relatam insegurança com o corpo | Foto: Benjamin Earwicker/stockxpert

Londres, Reino Unido. Metade dos jovens afirma que tem problemas emocionais e, por isso, encontra dificuldade para se concentrar na escola ou no trabalho, de acordo com o relatório britânico “Youth Index” publicado nesta semana.

Entre eles, 46% não revelam seus segredos para ninguém, principalmente porque não querem divulgar o motivo que os leva ao sofrimento. A pesquisa ainda descobriu que mais da metade (58%) dos entrevistados acha que procurar ajuda não resolveria seus problemas. Um em cada quatro jovens afirma que não tem controle sobre sua vida.

O relatório foi feito por meio de entrevista com 2.215 jovens de 16 a 25 anos e considera diversos aspectos, da vida doméstica à saúde mental – que, segundo os organizadores do levantamento, nunca foi tão baixa.

“Mostramos um retrato preocupante de como a nova geração está perdendo a habilidade de moldar seu próprio futuro”, explica Martina Milburn, diretora do relatório. “É chocante ver quantas pessoas estão desesperadas com suas situações”, completa a especialista.

Um em cada dez jovens disse que ninguém “liga realmente” para ele; além disso, 45% estão inseguros com seu corpo, e 37% estão estressados com o trabalho ou com a escola.

“Agora, mais do que nunca, devemos dar apoio e oportunidades para que eles percebam um futuro mais brilhante”, aponta Martina.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.