Minientrevista

Phra John Paramai Dhanissaro - Monge budista na Tailândia

Dom, 12/01/14 - 03h00

Por que devemos limpar nossas mentes, qual a importância desse hábito?

Como seres humanos, temos o corpo e a mente. Da mesma forma que precisamos limpar o corpo todos os dias - ou o corpo ficará sujo - também deveríamos limpar a mente todos os dias. Imagine um dia em que você começasse sem escovar os dentes. Como você se sentiria? Não seria muito bom, não é? E quanto à mente?

Tudo se origina na mente: a forma como pensamos, como falamos e a maneira como fazemos as coisas. Se estamos felizes, tudo que fazemos será sempre positivo. Suponhamos, por exemplo, que você vá a um restaurante e peça seu prato favorito, e o coma com sua família e seus amigos. A comida terá um sabor ótimo, não é? Mas se você está chateado com seu trabalho, com sua família ou com seus amigos, mesmo se você comer a mesma comida, com a mesma boca, preparada pelo mesmo chef, ela não teria o mesmo sabor, correto? A razão para isso é porque não a comemos com a mesma mente!

Que efeitos negativos tem o fato de não limparmos a mente?

Nossa mente pode ser comparada com óculos que usamos. Se não limparmos esses óculos, eles ficarão sujos, e enxergaremos um mundo sujo, os rostos das pessoas que vemos também estarão sujos. Isso é culpa deles ou nossa?

Além disso, as emoções negativas de irritação, ódio, insatisfação nos manterão em um círculo vicioso de pensamentos. Nos preocuparíamos sempre com as mesmas coisas várias vezes seguidas sem chegar a uma conclusão. Isso levará à ansiedade, ao estresse e à doença, tanto mental quanto física. Isso ocorre porque o corpo e a mente têm uma conexão muito forte.

Como limpamos a mente?

Podemos comparar o estado original da mente com um copo de água limpa. Quando acordamos nos sentindo muito renovados, nossa mente está limpa assim. Quando temos emoções ou sentimentos negativos, contaminamos a mente. É como se tivesse caído tinta no copo e nós continuássemos a agitar a água o tempo todo. A água perderia sua clareza e ficaria suja. Para deixar a água clara novamente, só precisamos parar de agitá-la e deixar o copo repousar para que todas as coisas turvas e sujas decantem no fundo. Esse processo simples é chamado de meditação.

A meditação é a única forma de conseguir fazer essa limpeza?

É a forma mais simples, mais fácil e mais rápida e, eu diria, sem efeitos colaterais. Em toda a minha vida, também, eu diria que é a forma com que consegui os melhores resultados.

Como podemos definir "meditação"?

A meditação é equivalente a simplesmente pousar o copo e parar de mexê-lo. Assim, basicamente, meditar é parar a mente de seu movimento de pensar. Porém, isso nem sempre é tão simples, pois nossa mente poderia ser comparada a um macaco. Dessa forma, as técnicas meditativas são introduzidas para concentrar a mente em só um pensamento simples, como ter consciência da respiração, imaginar uma imagem do sol, da lua, de uma estrela, ou repetir mentalmente algumas palavras.

Que benefícios a prática oferece?

A meditação oferece muitos benefícios. Primeiro, parece que limpamos nosso copo, então podemos entender o mundo através da verdade. Nos entendemos melhor, e isso nos faz entender melhor também as pessoas ao nosso redor. Conseguimos apreciar mais as coisas e as pessoas à nossa volta, ainda que estejamos olhando para o mesmo velho mundo.

Quando limpamos nossos copos, temos mais criatividade, tomamos melhores decisões e não temos preocupações. Somos capazes de perdoar e abrir mão das coisas mais facilmente. Nossa mente, então, encontra o fim do círculo vicioso, e isso nos livra do estresse.

Com menos estresse, nosso corpo se torna mais saudável. Conseguimos melhorar nossa respiração, metabolismo e batimentos cardíacos, além de uma pressão arterial mais estável. Com um corpo mais equilibrado, ficamos também livres de diferentes tipos de doenças.

A sociedade ocidental perdeu o hábito de meditar e limpar a mente. Em um sentido amplo, quais são os efeitos disso?

As pessoas que não limpam suas mentes também não conseguem captar boas coisas das outras facilmente. A mente tende a enxergar negatividade nos outros. Quando essas pessoas olham para o outro, colocam um rótulo em suas testas o tempo todo: "você está errado", "você está atrasado", é sua culpa". A única pessoa em que ela não consegue ver defeitos é em si mesma.
quando as pessoas perdem o hábito de limpar suas mentes, elas continuarão a julgar os outros e não a si mesmas. Não é essa a situação atual de diversas sociedades? Quando a mente das pessoas não tem paz, elas não conseguem pensar, falar ou agir pacificamente. Mas se colocamos a mente em uma posição de paz, conseguimos pensar, falar e agir pacificamente. Isso pode fazer as pessoas conversarem mais e aumentar sua responsabilidade para se ajudarem mutuamente para realmente resolverem as causas dos problemas.(RS)

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.