Espaço

Missão da Nasa vai enviar helicóptero a Marte em 2020

Iniciativa permitirá explorar regiões longe do local de pouso da nave-mãe

Por Da Redação
Publicado em 25 de março de 2019 | 21:00
 
 
De acordo com os cientistas, ainda é necessário confirmar se o terremoto foi registrado dentro do planeta Foto: YouTube/reprodução

A missão da Nasa a Marte, no próximo ano, batizada de “Mars 2020”, cujo objetivo é encontrar vida no Planeta Vermelho, contará com uma inovação que poderá ajudar no trabalho de pesquisa. A agência norte-americana enviará ao terreno marciano, além do robô exploratório, um pequeno helicóptero.

“Voar um veículo mais pesado que o ar dentro da atmosfera rarefeita de Marte nunca foi feito antes, e estamos empolgados que nossos especialistas em aeronáutica poderiam ajudar nessa importante missão espacial”, disse a gerente da Nasa, Susan Gorton.

Segundo a agência espacial dos Estados Unidos, o helicóptero Mars “servirá como um demonstrador de tecnologia que, se for bem-sucedido, permitirá que futuros cientistas explorem remotamente regiões da superfície do planeta longe do local de pouso da nave-mãe”.

O helicóptero foi desenvolvido por engenheiros do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, na Califórnia, com um design para suportar às mais variadas intempéries em Marte, como voar na fina atmosfera marciana, sobreviver a noites extremamente frias e operar sozinho, já que está a milhões de quilômetros do piloto mais próximo da Terra.

Na superfície em que o jipe Mars 2020 foi programado para pousar à pressão atmosférica é equivalente a cerca de 100 mil pés acima da superfície da Terra. Nenhum helicóptero chegou à metade da distância acima da Terra.

O helicóptero Mars poderá voar a mais de 15 pés acima de Marte graças a dois conjuntos de pás do rotor girando a 2.400 rotações por minuto, o que é aproximadamente dez vezes mais rápido que um helicóptero terrestre.

Plano de voo

O corpo principal do helicóptero é do tamanho de uma bola de softball e pesará pouco menos de quatro quilos. O plano em Marte é fazer até cinco voos, durando até 90 segundos.