CLÁSSICO

Pac-Man completa 35 anos

Para celebrar a data, o game ganhou uma versão mais moderna para iOS e uma nova vida, desta vez no cinema, como protagonista de Pixels

Por Da Redação
Publicado em 23 de maio de 2015 | 13:36
 
 
Há 35 anos, essa pequena figura em forma de de pizza movimenta bilhões de dólares.

Se tem um personagem muito popular entre todos os que já foram criados para games, provavelmente, esse é o Pacman , desde maio de 1980, uma "celebridade". Há 35 anos, essa pequena figura em forma de de pizza que devora pastilhas enquanto foge de fantasmas por um labirinto, movimenta bilhões de dólares. E graças a essa data comemorativa, Pac-Man ganhou uma nova versão para iOS e uma nova vida, agora no cinema, como protagonista de "Pixels". O filme, que estreia em julho, mostra uma invasão da Terra por alienígenas em formato de figuras clássicas dos games.

Nesta nova versão, o game renovou sua interface e ganhou novas funcionalidades, como um opção multiplayer online, onde é possível enfrentar outros jogadores, novos desafios e labirintos. O jogo completo custa US$ 4,99, mas há uma versão gratuita para download, o Pac-Man Lite.

O criador do game, o japonês Toru Iwatani, conta que a ideia do jogo surgiu de uma momento despretensioso. Ao comer uma pizza, ele eria enxergado, na falta de um pedaço, um rosto de boca aberta. O nome Pac-Man vem de Paku, personagem famoso pelo apetite na cultural japonesa. Em Inglês foi originalmente, Puck-Man, mas devido a trocadilho obsceno foi substituido para Pac-man. O game chegou nos EUA e rapidamente se tornou um sucesso, vendendo mais de 100.000 unidades já em seu primeiro ano.