Tendência

Cintura baixa: passarelas resgatam o hit dos anos 2000

Modelo de calça que deixa o umbigo totalmente à mostra entra novamente em cena. Será que ele vai voltar?

Seg, 08/11/21 - 06h00

Tendências que foram parar no limbo fashion por razões diversas acabam voltando ao nosso armário. O mais recente caso é o da cintura baixa – principalmente nas peças em jeans. Inspirados pelo saudosismo do início do milênio, marcas como Jacquemus e Chanel incluíram a peça em suas recentes coleções internacionais, ainda que de forma revisitada. Na rua, celebridades como Kendall Jenner e Hailey Bieber já foram clicadas usando peças com o umbigo à mostra e reacenderam nas pessoas a vontade de tirar a peça do fundo do guarda-roupa e “colocar pra jogo”. 

Caso da cantora mineira Clara Câmpara, do duo Clara X Sofia. “Quando os anos 2000 voltaram à cena na moda, eu adorei. É uma estética que sempre esteve presente no meu armário, principalmente porque uso muita coisa que era da minha mãe nessa época, como calça de cintura baixa, frente única, topinho, óculos colorido…”, conta, relembrando como a peça foi pulverizada por celebridades como as divas da pop music Christina Aguilera, Britney Spears, Shakira e a renovação das tendências que somem, “descansam” e, depois, voltam com novos ares. “Quando eu resolvo usar uma calça assim, de fato, eu me jogo na estética da década e monto um look inteiro”, emenda Clara.

A cantora Luísa Sonza também aproveitou para conceber a estética visual do seu disco “Doce 22”, lançado em julho desde ano, com um mergulho nos anos 2000, trazendo sua própria versão desse período em looks produzidos para a divulgação do trabalho.

Cautela. No entanto, é inegável que a tendência segue sendo superperigosa. O stylist David Souza, da Remix PDF, reconhece que a tendência é, ainda, bem limitante. “A cintura baixa sempre existiu, o que a gente aprendeu foi o conforto que a cintura média e alta proporciona”, disse. A boa nova é que as versões atualizadas são menos grudadas ao corpo, de forma que os ossos do quadril não fiquem tão à mostra, e prezam por maior conforto. São mais leves, soltinhas e, automaticamente, mais confortáveis. “Qualquer calça que a gente for usar abaixo do umbigo, a partir de agora, já será considerada de cintura baixa, mas atualizada”, disse o stylist, citando a versão da peça apresentada pelo estilista britânico Alexander McQueen, em 1996, com um cós extremamente baixo, com zíperes minúsculos. 

Como usar. Para combinar, a influenciadora digital Juliana Cunha sugere opções de como aliar peças de cintura baixa e de alfaiataria, por exemplo. “Se bateu aquele friozinho e você, mesmo assim, não quer abrir mão de usar a peça, uma boa aposta é com um blazer, para complementar seu look”, sugere.

Outra sugestão é com a camisa social. “Uma combinação que está fazendo sucesso é a camisa social cropped de manga curta, com uma blusa de manga longa do mesmo estilo por baixo”, ensina.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.