Pandora

Está sentindo um friozinho? Listamos modelos de casacos e jaquetas aclamados

Veja a nossa lista de abrigos para enfrentar a estação mais frio do ano

Dom, 08/04/18 - 03h00

Já estamos no outono e o flerte com os casacos das vitrines já está, de fato, mais frequente. Aos poucos as temperaturas ficam mais baixas e a vontade de incluir casacos novos no armário é ainda maior. Ainda mais se formos julgar as recentes temporadas de moda internacional, onde o frio, de fato, guia as tendências e oferece uma gama de inspirações, que vão desde os modelos de jaquetas moderninhas e com cobertura de vinil e plástico até a alfaiataria impecável dos casacos e blazers – estes, talvez, impulsionados por Coco Chanel, que revolucionou a silhueta com seu tailleur, dando liberdade ao corpo das mulheres.

Com tantos modelos que saltam a nossos olhos, só não ousa quem não quer. “As mulheres têm tanto acesso a informação e moda que elas estão mais corajosas e não têm medo de ousar”, acredita o estilista Eduardo Amarante, da marca mineira Skazi.

A hora é agora. E, realmente, o que ele disse tem muito sentido. O momento das peças mais pesadas e extravagantes no Brasil é mesmo o inverno – rigoroso ou não. De acordo com o Pinterest, plataforma digital de tendências de imagens, a procura pelos casacos estilo pelúcia, bem grandes e exagerados, cresceu 300% no último ano.

O motivo é justificável. “As pessoas estão dando uma oportunidade ao inverno e, mesmo em cidades bem quentes, as peças de inverno são muito vendidas e são totalmente adaptáveis”, analisa o estilista.

Com essa injeção extra de inspirações para que o armário de inverno seja repaginado, o que não faltam são opções para todos os gostos. Veja alguns exemplos a seguir.

Plásticos para brilhar

Quer um modelo de casaco para causar neste frio? Invista em um modelo de vinil! “É uma espécie de couro, porém mais rígido e com mais brilho. É um item ousado e super fashionista”, explica a especialista em moda e beleza Paula Martins Adjuto, formada pelo Centro Universitário Una. As jaquetas plásticas com ares de anos 90 desfiladas recentemente pelas grifes Raf Simons e Calvin Klein foram algumas das responsáveis por propagar a tendência lá fora e elevá-la ao auge. Aqui, a marca mineira Skazi também trouxe a textura vinilizada para jaquetas, sobretudos e trench coat, conferindo um ar futurista às composições invernais. “É um acabamento que se faz por cima do tecido e a grande surpresa é que é muito usual. Vejo essas jaquetas sendo usadas com vestidos para festas e eventos formais ou combinadas com jeans para produções no dia a dia”, sugere o estilista Eduardo Amarante.

Trench coat

Um dos maiores ícones da história da moda, o trench coat eternizado por Thomas Burberry e referendado por estilosas por excelência, como Audrey Hepburn e Jackie Onassis, protege do frio e, para esta estação, ressurge usado completamente abotoado, como se fosse um vestido, como sugere a especialista Paula Martins Adjuto. “Esse modelo valoriza qualquer tipo de corpo. Pode ser usado como casaco, vestido ou blazer. Para quem tem pouca cintura e quer valorizá-la, o ideal é usar aberto, para moldar o corpo. “Mas usá-lo fechado traz mais elegância, alonga e deixa a postura impecável”, ensina. Outra sugestão de uso é combiná-lo com botas de cano alto desenvolvidas no mesmo material do trench coat. Que tal?

Blazer

Faça uma breve avaliação: há casaco mais versátil do que o blazer? Difícil! A peça-curinga do armário feminino permite inúmeras possibilidades. “Pode ser usado no trabalho junto com calças sociais e saias até o joelho e facilmente pode ser transformado em um look mais despojado se combinado com uma saia mais curta, shorts jeans ou um vestido florido”, sugere a especialista Paula Martins Adjuto. Tirar a cara de social do blazer é mais fácil do que se imagina. “Basta dobrar um pouco as mangas ou puxá-las para cima para uma descontraída no visual”, ensina. A estampa queridinha da vez é o xadrez bem noventinha.

Nylon

Fã das jaquetas de nylon, principalmente aquelas chamadas de “puffer” – que têm ares futuristas e modelagem em ondas –, a blogueira Lilian Paiva sugere o modelo tanto para quem não quer se molhar em dias de chuva quanto para quem opta pelo conforto. “Investir em cores metálicas é uma ótima opção para arriscar nesse inverno”. A especialista Paula Martins Adjuto acredita que os modelos metalizados são uma tendência mais moderna. “Por ser (a jaqueta) muito volumosa, aposte em peças de shape sequinho para usar por baixo, como jeans skinny, saia lápis e até mesmo as famosas calças esportivas, queridinhas nesse inverno”.

"Ursinho"

Os casacos de pelúcia ecologicamente corretos já causam logo à primeira vista, como mostrou a blogueira Lilian Paiva, que usou alguns modelos quentinhos durante a semana de moda de Nova York. Como esse modelo de jaqueta é bem oversized, é preciso cautela na hora de compor a produção. “É sempre bom lembrar que os casacos de pelo têm um volume extra e, por isso, devem ser usados com peças sequinhas, como calça skinny, vestidos e camisetas básicas”, sugere a especialista em moda e beleza Paula Martins Adjuto. 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.