Acessório

Óculos para causar

No que depender das celebridades, a temporada aposta em armações de formatos mais elaborados, que se tornam itens de desejo entre fashionistas

Dom, 15/04/18 - 03h00

Esqueça os modelos de óculos simples e recatados cuja única função é proteger os olhos dos raios solares. As armações que já estão disponíveis nas vitrines não querem de forma alguma passar despercebidas nesta temporada. Todas elas têm um ponto em comum: a intenção de causar e chamar a atenção o máximo possível em um look. Quem também acredita nessa ideia é a corretora de seguros Camila Gomes, que é autora do blog Sim, Senhorita. 

“Eu não saio com qualquer óculos. Eu analiso a roupa e só depois escolho a armação e a maquiagem para compor a produção toda. Os óculos, combinados com um batom colorido, podem ser até mais importantes do que o look em si. O acessório, para mim, é essencial, até em ambientes fechados”, defende ela, que possui mais de 20 modelos. 

O que vai pegar. Camila ainda enumera alguns modelos recém-adquiridos. “Percebi uma tendência de óculos menores, principalmente os mais ovais”, destaca. 

Para Miguel Zabotinsky, sócio da Fuel, marca nacional de óculos, os modelos englobam formatos e lentes variadas. “A tendência de óculos vintage continua forte. Sejam os micro-óculos ou os maxióculos, o importante é ter uma pegada retrô. O modelo gatinho, assim como o oval e o quadrado, é o formato do momento. As lentes clarinhas continuam em alta, principalmente as cores pêssego e amarelo”, elege. 

Famosas como Rihanna, Anitta e Bruna Marquezine foram algumas das responsáveis pela difusão dos óculos estreitos (ou “tiny sunglasses”) com ares futuristas – já apresentados, anteriormente, nas passarelas das grifes internacionais Balenciaga e Prada. Ainda com inspiração na moda que comandou os anos 90 e 2000, os modelos com lentes coloridas e transparentes também voltam à tona.

Já para Leandro Escudeiro, gerente de marketing e produto das Óticas Diniz, os óculos oversized, ou seja, os que cobrem propositalmente as sobrancelhas e parte das maçãs do rosto, também têm seu espaço. “Com uma pegada dos anos 70, o maxiacessório continua com força total em 2018, dando muita personalidade e estilo a qualquer look”, destaca. 

Armação x rosto

Assim como dicas básicas são válidas para combinar determinadas peças com seu tipo de rosto, os acessórios também não ficam de fora, como sugere Miguel Zabotinsky, sócio da Fuel, marca de óculos. Veja as dicas:

Rosto oval: são indicados óculos retangulares e ovais e, também, modelos oversize. 

Rosto quadrado: aposte nas armações em formatos redondos ou ovalados, para dar mais harmonia às linhas da face.

Rosto redondo: o ideal são as armações geométricas, quadradas e retangulares.

Rosto “diamante”: o indicado é procurar modelos que tenham a parte inferior ovalada, como os aviadores. Se você tem a testa mais larga, experimente formatos mais estreitos, como o modelo gatinho.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.