Tendência

Quase vovós 

Depois do louro platinado, madeixas cinzas são a tendência de beleza que está conquistando a cabeça das mulheres

Dom, 26/04/15 - 03h00

Sabe aquele fio de cabelo branco que muita gente esconde, arranca ou pinta por cima? Então, virou tendência! Ter cabelos brancos ou grisalhos – do cinza mais claro aos tons de chumbo – não está restrito às vovós cansadas de tingir as madeixas. Mulheres mais jovens têm se esforçado para descolorir totalmente os fios os deixando quase brancos ou os tonalizando com a cor cinza. Na contramão dos tradicionais padrões de beleza, em que grisalhos envelhecem a aparência, a onda desses tons neutros nada básicos está sendo protagonizada por mulheres descoladas (e desencanadas).

No Instagram as buscas pelas hashtags #grannyhair (traduzido como “cabelo da vovó”) e #grayhair (cabelo cinza) é possível encontrar mais de 70 mil resultados. A estudante de publicidade Isadora Barcelos já aderiu à moda. A transformação radical da cor cobre – que já usava há dez meses – para o cinza foi inspirada no estilo das cantoras Katy Perry e St. Vicent, e das blogueiras MariMoon e Doe Deere, idealizadora da linha de maquiagens Lime Crime. “Todas elas ficaram bem estilosas, o que me levou a apostar na cor. Usar o cabelo diferente, porém, exige um pouco mais de atitude. Ando mais maquiada, sempre com blush e batom, principalmente os de tons vermelhos. Para as roupas evito cores muito chamativas. Deixo para chamar a atenção por conta dos cabelos”, afirma. Para conseguir o tom desejado, a estudante descoloriu os cabelos em um salão de beleza e tonalizou em casa, com base em técnicas de coloração pesquisadas em blogs e em comunidades que falam sobre o tema.

Na Europa e nos Estados o granny hair já virou tendência, e o tom diferente e ousado passou pela cabeça das cantoras Lady Gaga, Kelly Osbourne, Rihanna, além da atriz Dascha Polanco, da estilista Nicole Richie e de outras celebridades. Segundo o especialista em coloração do salão Platinum Visage, Yan Lyd, no Brasil as mulheres são mais conservadoras e mais resistentes a mudanças tão radicais, mas ainda assim adaptam a moda internacional aos padrões do país. “Ainda não fiz nenhum tipo de transformação neste sentido, mas acredito que os tons de cinza claro podem cair no gosto das brasileiras no próximo verão. Eles deixam o visual com aspecto mais clean e iluminado, além de serem supermodernos”, pondera ele.

Novo it-loiro

A cor de cabelo que já é tendência nesse inverno é o ice blond, um tom que, diferente dos platinados tradicionais, não tem nada de dourado, é monocromático e deixa a raiz bem clara. O loiro quase branco é um dos mais pedidos nas cadeiras dos salões mineiros especializados em descoloração dos fios, como é o caso do próprio Platinum Visage, do LM Studio, do Otho Marlieri Hair Design, dentre outros.

A coordenadora de redação da Cria UFMG, Milena Breder, que há dois anos alternava o loiro platinado com cores mais exóticas como o roxo e o rosa, resolveu apostar no ice blond. “Sempre gostei de cores de cabelo não convencionais. Por ter cabelos naturalmente claros, comecei a fazer luzes há alguns anos e percebi que não gostava muito do tom amarelado. Daí fui clareando aos poucos, sempre tentando fugir do amarelo e apostando no platinado. Também acho a Marilyn Monroe uma das mulheres mais bonitas que já existiu, o que foi com certeza uma inspiração”, enfatiza ela.

Nada fáceis

Falar que as mulheres mais jovens têm se esforçado para pintar os cabelos de cinza ou deixá-los quase brancos não é exagero. Nos dois casos é preciso remover a pigmentação natural com a descoloração, o que deixa o cabelo com aspecto poroso. “O clareamento sempre traz consequências, pois elimina proteínas e vitaminas dos fios. Quanto mais escuro, maior será o dano causado, por isso, as brasileiras, que geralmente têm cabelos escuros, nem sempre vão atingir os tons desejados”, alerta o hair stylist Kleber Jorge, do salão Monde K, referência em loiras na cidade de Guarulhos, São Paulo. De acordo com o profissional, todo cabelo tem um grau de clareamento, e esse limite não deve ser ultrapassado, para evitar que o fio fique emborrachado ou se parta.

O pós-tratamento também deve ser cercado de cuidados para se preservar a saúde dos fios. “Ter cabelos tingidos dá trabalho e custa caro. Qualquer cabelo clareado requer tratamento no salão e em casa”, reforça Kleber Jorge. As madeixas granny hair e ice blond também têm forte tendência a desbotar, sendo indicados o retoque de raiz a cada 30 dias e o uso de xampus e condicionadores com pigmentação violeta, para não deixar os fios amarelarem.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.