A moda é fluida e, muitas vezes, ultrapassa fronteiras. Mas, claro, também traz características do lugar onde nasce. Belo Horizonte, mais do que nunca, tem sido reduto para os apaixonados pelas tendências contemporâneas. Marcas criadas aqui crescem refletindo o que é ser belo-horizontino, sem abrir mão de características que levaram a produção de Minas ao reconhecimento nacional, como o cuidado nos detalhes, o acabamento e o bordado.
Os vanguardistas trilham um caminho de sucesso e continuam em plena atividade interligados à cidade, como Ronaldo Fraga, que abriu seu novo espaço em um casarão da década de 1920, no bairro Funcionários, na região Centro-Sul da capital. Já a nova safra segue surpreendendo em desfiles, a exemplo de Tatiana Marques, que destacou-se no Minas Trend deste ano pelos seus calçados durante o desfile da marca mineira LED.
Foi com a ideia de unir as gerações, mostrando a efervescência da moda de rua da cidade, que chega a seus 120 anos, que o Pandora propôs a uma equipe afinada de profissionais o desafio de montar um editorial.
“A moda mineira está se renovando. Saiu um pouco da ideia de marcas de moda festa e está em um cenário mais urbano. Tem um design arrojado e muito potencial”, comenta a responsável pela edição de moda, Andrea Kanter. “Fizemos a união de marcas mais antigas no mercado e superconceituadas, como Patrícia Motta, com outras que estão começando a mostrar a cara, como Molett. O critério na escolha das marcas veio por uma sintonia de estilos: elas se unem por algum tipo de participação artística ou por terem um DNA voltado para as artes”, completa.
O resultado foi a compilação de nomes prestigiados e adorados, em sintonia com a paisagem urbana, que também tem se reinventando graças ao trabalho de grafiteiros independentes e de projetos como o Cura: Circuito Urbano de Arte, que entre julho e agosto inaugurou imensos painéis visíveis a partir da rua Sapucaí (antes abandonada e, mais recentemente, revitalizada) e que volta a fazê-lo, nos próximos dias, agora por conta das comemorações do aniversário da capital.
“Queríamos valorizar uma Belo Horizonte nova, não só aquele padrão, da Pampulha, mostrando espaços que já conhecemos muito. E a capital mineira é uma das cidades que têm o grafite e a arte fortes. Nacionalmente, a cidade é lembrada como porta de entrada do Inhotim, por exemplo (principal museu de arte contemporânea ao ar livre no país), e a moda produzida aqui tem isso forte, de ser artística, com novas modelagens”, observa Andrea.
A tendência do editorial, portanto, é a da moda street, mostrando uma mulher contemporânea, cosmopolita, trazendo sobreposições e mistura de cores.
FOTO: Henrique Gualtieri/divulgação |
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Camisa e colete: Virgilio Andrade Saia: Fedra Meias: Acervo Sapatos: Nuu Shoes |
FOTO: Henrique Gualtieri/divulgação |
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Vestido: Frutacor Calça pantacourt: Virgilio Andrade Meias: Acervo Sapatos: Nuu shoes Brinco e pulseiras: Carlos Penna Bolsa: Diwo |
FOTO: Henrique Gualtieri/divulgação |
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Calça e vestido: Ronaldo Fraga Meias: Acervo Sandálias: Tatiana Marques Brinco: Carlos Penna Bolsa: Molett |
FOTO: Henrique Gualtieri/divulgação |
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Colete: Patrícia Motta Vestido: Molett Calça: Ronaldo Fraga Meias: Acervo Sapatos: Nuu Shoes Brinco e pulseira: Carlos Penna Bolsa: Diwo |
Ficha técnica
Modelo: Vittoria Lapertosa (Mega Model)
Fotógrafo: Henrique Gualtieri
Edição de moda: Andrea Kanter
Assistente de foto: Sanzio Melo
Beauty: Rodrigo Caetano
Produção executiva: Lorena K. Martins
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