Clima

Relatório aponta último mês de agosto como o mais quente desde 1880 

Temperatura ficou 0,75°C acima da média mundial de 15,6°C do século XX

Sex, 19/09/14 - 03h00
No período analisado, temperatura mundial ficou quase 1°C acima da média histórica | Foto: LUIS MOURA/ESTADÃO CONTEÚDO – 19.8.2014

Washington, EUA. A Agência Nacional Oceânica e Atmosférica do Estados Unidos (NOAA) anunciou que o mês de agosto deste ano foi o agosto mais quente de que se tem registro. O informe foi feito com base na média mundial de temperaturas sobre as superfícies de continentes e oceanos. A temperatura de agosto de 2014 ficou 0,75°C acima da média mundial de 15,6°C do século XX, segundo o relatório climático mensal da NOAA.

“Foi a maior diferença da média de qualquer mês no registro”, disse Jake Crouch, cientista da NOAA, que ressaltou que os registros começaram em 1880.

O período de janeiro a agosto foi o terceiro mais quente no registro, segundo o relatório.

Pressão. O secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, confirmou que participará de uma manifestação de rua em Nova York neste domingo para pressionar os líderes mundiais a tomar ações efetivas no combate às mudanças climáticas. Celebridades, como o ator Leonardo DiCaprio e o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, também confirmaram presença no evento, que também acontecerá em outras cidades ao redor do mundo, como o Rio de Janeiro.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.