Alimentação

Cevada ajuda a emagrecer 

Alimento integral contém grande quantidade de fibras e reduz colesterol

Dom, 28/06/15 - 03h00
Receita. Na Casa Amora, uma das saladas do cardápio é preparada com grãos de cevada, castanha-do-pará caramelizada e ameixas | Foto: UARLEN VALERIO

A maioria das pessoas no Brasil só conhece a cevada por meio de seu derivado mais comum – a cerveja. E há muita gente que, além de nunca ter visto o grão, também não sabe que ele é um superaliado no emagrecimento e no controle do colesterol e do diabetes.

“Parece um arroz integral, mas é mais ‘gordinha’. É um cereal semelhante à aveia e tem grande quantidade de fibras, especialmente as beta-glucanas. Aumentar o consumo dessas fibras faz com que o organismo normalize os níveis de açúcar e gordura no sangue”, explica a nutricionista Andrea Zaccaro, presidente da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva (ABNE).

A cevada é boa até para quem quer emagrecer – ou manter-se magro. A técnica de massagem Dolores Baptista, 61, por exemplo, introduziu o grão em sua dieta há cerca de um ano e meio para não perder os bons resultados alcançados com uma cirurgia de redução do estômago.

“Quando você opera, você emagrece, mas tem que continuar controlando a alimentação, porque não perde a compulsão por comer”, conta ela. A cevada ajudou muito na manutenção de seu peso, pois, segundo Dolores, ela aumenta a sensação de saciedade e diminui a vontade de comer.

A explicação para isso é fisiológica. “Há maior saciedade quando comemos (fibras), porque elas demoram mais a serem digeridas. As fibras têm como principal propriedade fazer com que haja um bom funcionamento intestinal. As gorduras e os açúcares têm absorção reduzida quando há uma grande quantidade de fibras na refeição. Por isso, a cevada pode ser usada no tratamento de pacientes com sobrepeso e obesidade”, explica a nutricionista Andrea.

Na cozinha. Usar o ingrediente no dia a dia não é uma tarefa muito difícil. O grão, mais encontrado no mercado com o nome “cevadinha”, pode ser usado em saladas, risotos, sopas e lanches (no lugar da granola, por exemplo). Além dos benefícios nutricionais, a cevada também tem a vantagem de ser barata: 1 kg do grão custa cerca de R$ 5.

Quem tem intolerância a arroz também se beneficia. “Hoje em dia, quando fazemos os exames, vemos que muitas pessoas desenvolveram intolerância ao arroz. A cevada é uma forma de variar a alimentação”, explica a nutricionista clínica e esportiva funcional Karin Honorato. O ideal é que o grão seja consumido cerca de duas vezes por semana, entre duas e quatro colheres de sopa por vez.

Também é possível encontrar farinha de cevada, que pode ser usada em pães e bolos. Outra opção é consumir o pó de cevada. O grão é torrado e moído e pode substituir o café. O preparo é igual, com a diferença de a cevada não conter cafeína. Em Belo Horizonte, os produtos podem ser encontrados no Mercado Central.

Quem quiser experimentar o grão antes de se aventurar na cozinha com o novo ingrediente, pode provar alguns pratos no restaurante Casa Amora. “Temos saladas de cevadinha com pupunha, com castanha-do-pará caramelizada e ameixa, com uvas-passas brancas e pretas e amêndoas, e com rúcula, ricota, tomatinho, azeitona e manjericão”, conta a nutricionista e gastrônoma Patrícia Saggioro Davis, uma das proprietárias da casa.

Celíacos

Não podem. Como o trigo, a cevada também contém glúten. Assim, pessoas com doença celíaca não podem consumir as receitas que levam o grão – nem seus derivados, como a cerveja.

Nutrientes

Veja as funções dos principais nutrientes da cevada:

Fibras. Auxiliam no controle do colesterol e dos açúcares no sangue.

Selênio. Antioxidante e carro-chefe na proteção da tireoide.

Maganésio. Leva o cálcio até os ossos.

Manganês. Ajuda o organismo a reter o cálcio.

Complexo B. Vitaminas com função de proteção neurológica.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.