Um clássico da literatura contemporânea, o livro "Alta Fidelidade" do britânico Nick Hornby, expunha uma das questões mais cruciais para a humanidade: "Somos infelizes porque ouvimos música pop ou ouvimos música pop porque somos infelizes?"

Pois bem, uma pesquisa recente realizada na universidade de Ohio, nos Estados Unidos, ajuda a resolver, pelo menos parcialmente, a questão, já que ela está centrada na seguinte pergunta: "Por que ouvir músicas tristes nos deixam felizes?"

Audições musicais mudam a química dos nossos cérebros para nos ajudar a superar a dor. De acordo com David Huron, professor de música e responsável pelo estudo,ouvir músicas tristes provoca um aumento de prolactina no cérebro.

A prolactina é um hormônio proteico utilizado para reduzir a dor, em diversas situações cotidianas. Ele equilibra nossas tristezas para que a depressão não venha. E músicas tristes ativam no nosso corpo a produção destes hormônios.

Outro dado relativo às canções melancólicas, desta vez mais conectado com a empatia, também foi aferido por uma equipe de psicólogos da Universidade Livre de Berlim, na Alemanha.

Eles reuniram cerca de 772 participantes, e cada um respondeu a um questionário com perguntas sobre a frequência com que costumam ouvir canções tristes, em que situações e como se sentem.

Os pesquisadores descobriram que “uma ampla gama de emoções complexas e parcialmente positivas, como nostalgia, paz e ternura” são despertadas quando ouvimos tais canções.

Como diria Elton John, em uma (triste) canção: "Sad Songs (Say So Much)".

Os dados revelaram que a nostalgia era a emoção mais presente, relatada por 76% dos participantes, enquanto, em segundo lugar, ficou a tranquilidade, com 57,7%.

Sendo assim, sugerimos aqui , aos moldes de Hornby, um Top Cinco de canções tristes, para aliviarmos a dor... Curta uma saudável fossa com essas deprêsongs

5- Portishead- "It´s A Fire"

 

4- Adele- "Someone Like You"

 

3- Beck- Lost Cause

 

2- Chico Buarque- "Pedaço de Mim"

1- Legião Urbana- "Vento no Litoral"