Mais um avanço

Médicos poloneses realizam complexo transplante de garganta

Paciente de 37 anos vítima de câncer recebeu vários órgãos ao mesmo tempo: laringe, traqueia, faringe, esôfago e tiroides, assim como os músculos e a pela da parte anterior do pescoço

Ter, 05/05/15 - 11h35
Polonês recebe transplante de garganta | Foto: Reprodução/Facebook

Médicos da cidade polonesa de Gliwice anunciaram nesta segunda-feira (4) ter realizado, com sucesso, um complexo transplante de vários órgãos da garganta e do pescoço, em uma operação rara no mundo.

Os cirurgiões do Centro de Oncologia de Gliwice conseguiram transplantar em um paciente de 37 anos vítima de câncer vários órgãos ao mesmo tempo: laringe, traqueia, faringe, esôfago e tiroides, assim como os músculos e a pela da parte anterior do pescoço.

"Até o momento, apenas duas operações similares haviam sido realizadas no mundo, mas a de Gliwice foi a mais complexa", declarou o chefe da equipe responsávmais um avançoel pelo transplante, professor Adam Maciejewski, citado pala agência PAP.

A operação foi realizada no dia 11 de abril e durou 17 horas.

Durante uma entrevista coletiva concedida nesta segunda-feira, o paciente - identificado como Michal - pronunciou algumas palavras: "agradeço a todo mundo por tudo que fizeram".

"Nos surpreendeu a rapidez com a qual voltou a falar", declarou Maciejewski, cuja equipe já havia realizado, com sucesso, um transplante de face em 2013.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.