Em desenvolvimento

Alemães criam 'tomada inteligente ', que promete economizar energia

Para conseguir a economia, dispositivo cria perfil de utilização, atuando em aparelhos que ficam a maior parte do dia em standby, como televisores e

Qui, 24/04/14 - 12h40
Durante a madrugada, a eletricidade para este aparelho é cortada | Foto: Projeto Parce/Reprodução

Empreendedores da Alemanha lançaram um projeto que, se concluído, promete inovar a relação com a energia elétrica. Trata-se de uma tomada, denominada Parce, que diz reduzir em até 50% o consumo dos aparelhos.

Em recente campanha promovida pelo site de financiamento Indiegogo, a proposta conseguiu US$ 67,16 mil (mais que o dobro do que eles desejavam), dinheiro que deve ser usado para aumentar os testes e iniciar a produção.

"O conceito Parce é totalmente independente de empresas de energia e está completamente focado em realizar uma mudança nos hábitos de consumo de energia a nível mundial", declaram os idealizadores no site do projeto.

Ainda de acordo com o site , para conseguir a economia, a tomada vai criar um perfil de utilização do produto, atuando sobretudo em aparelhos que ficam a maior parte do dia em standby, como televisores, telefones e máquina de café. Durante a madrugada, por exemplo, a eletricidade para este aparelho é cortada. Além disso, será possível desligar os aparelhos via celular e receber relatórios sobre os gastos dos equipamentos.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.