HÁBITOS

Aplicativo ajuda ciclistas a encontrarem ciclovias em cidades do país

Adeptos podem colaborar indicando faixas exclusivas para bicicletas que ainda não estejam disponíveis no dispositivo

Ter, 15/07/14 - 20h47

Utilizar a bicicleta como meio de transporte para pequenas e grandes distâncias é algo normal em países da Europa. O hábito está chegando ao Brasil, mas ainda são muitos os obstáculos, como a grande quantidade de vias inclinadas existentes em Belo Horizonte. Para tentar ajudar os adeptos da bike, há agora um aplicativo de celular para indicar as ruas e avenidas que possuem ciclofaixas.

O movimento Bicicletando foi o responsável por desenvolver o aplicativo, que tem o mesmo nome do grupo. O dispositivo informa, também, os quilômetros percorridos e a quantidade de carbono que deixou de ser emitido durante o trajeto escolhido.

“O serviço precisa ampliar a conscientização dos benefícios à saúde e ao meio ambiente, com um novo estilo de vida. Os carbonos viram uma ‘moeda’ de acumulação para troca de prêmios e, no futuro, também de alguns serviços. O importante é promover a bicicleta e a segurança em conduzi-las no trânsito urbano”, declara  Perla Topper, fundadora do movimento.

O aplicativo conta com a participação e apoio de ciclistas de todo o país para informar as vias cicláveis, os grupos de ciclismo, as rotas indicativas dos usuários e informações regionais. Ele pode ser baixado gratuitamente na Apple Store.

Acompanhe mais informações no site do movimento: http://www.bicicletando.com.br.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.