Ciência

Chineses desenvolvem scanner que diz idade biológica do corpo

Marcas faciais são melhor método para ver efeitos do tempo

Qui, 02/04/15 - 03h00
Cuidados. A jornalista Glória Maria usa vários artifícios, como pílulas e cremes, para se manter biologicamente jovem | Foto: alex carvalho/globo
Cientistas chineses desenvolveram uma tecnologia de escaneamento facial capaz de determinar com precisão a idade biológica das pessoas. Diferentemente da idade cronológica, que é medida pela quantidade de aniversários que alguém faz, a idade biológica é determinada pela forma como o organismo reage ao passar do tempo. 

“O envelhecimento é um dos maiores fatores de risco para uma série de doenças complexas. Um diagnóstico preciso do processo de envelhecimento é importante para medir os riscos das doenças relacionadas a ele”, traz o texto do artigo, publicado ontem no site do periódico “Cell Research”. 

Para desenvolver a tecnologia, os pesquisadores escanearam os rostos de 332 pessoas, com idades entre 17 e 77 anos. Eles elaboraram um mapa que revela a forma como o rosto humano muda ao longo da vida. De uma foram geral, a boca fica maior e os lábios, mais finos. O nariz cresce, e os cantos dos olhos caem.

A equipe descobriu que a idade biológica da maioria das pessoas gira em torno de seis anos a mais ou a menos que sua idade cronológica. Assim, as pessoas cuja idade biológica foi de 30 anos tinham 24 ou 36 anos cronológicos. 

Em alguns casos, porém, a diferença entre a idade cronológica e a biológica podem ser abismais. A jornalista Glória Maria, por exemplo, há vários anos não mostra os sinais clássicos de envelhecimento. Ela mantém uma rotina diária de cuidados e esconde sua idade cronológica de todos – até da própria mãe.
 
Comparando os testes de análise facial com exames de sangue, os pesquisadores descobriram que o reconhecimento facial é o método mais eficaz para determinar a idade biológica.
 
A nova tecnologia poderá ser usada para verificar a eficácia dos tratamentos anti-idade e também para o planejamento de tratamentos mais individualizados e assertivos contra o envelhecimento do organismo como um todo.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.