Debate

Dubai testa placas digitais que avisam se o veículo for roubado

Testes começam em maio, em meio a preocupações com privacidade

Ter, 17/04/18 - 03h00

SÃO PAULO. Os para-choques de Dubai terão mudanças. Em vez da tradicional placa de metal, uma tela digital, como a de um celular, será usada para exibir o número que identifica cada veículo. A cidade começará a testar a novidade em maio. A placa eletrônica terá um rastreador por GPS, sensores e transmissores. Com isso, ela será capaz de avisar às autoridades caso o veículo sofra um acidente.

Se o carro for roubado, o dispositivo passará a exibir um alerta em vez do código de registro. A nova placa também poderá pagar automaticamente multas, taxas de estacionamento e impostos anuais, via débito da conta bancária do proprietário.

Na hora da venda, a transferência será facilitada. “Como a placa é digital, você pode mudar os dados a qualquer momento por meio de um aplicativo ou pelo site do RTA (órgão de trânsito local), sem nenhuma complicação”, explicou o sultão Abdullah al Marzouqi, diretor do departamento de licenciamento de veículos de Dubai, ao “Khaleej Times”.

A cidade do Oriente Médio anunciou a novidade na semana passada, em uma feira de tecnologia urbana. Os testes devem durar até novembro. “Queremos analisar de que forma as placas podem sobreviver ao clima nos Emirados Árabes Unidos, como a umidade e a areia podem afetar a transferência de dados, determinar seu ciclo de vida e outras questões técnicas”, detalhou al Marzouqi.

O custo do novo dispositivo ainda não está definido, mas, segundo o sultão, será revelado quando os testes acabarem, em novembro. Como o GPS estará na placa do carro, há um temor de que possam surgir protestos em relação à perda de privacidade. E mais: como os números da placa podem ser trocados pelas autoridades remotamente, há também o risco potencial de que o sistema seja hackeado.

Vanguarda. Dubai é um dos lugares que mais explora novas tecnologias. Já colocou na rua policiais robôs, testou carros de patrulha autônomos e até um serviço de táxi voador. No ano passado, autoridades anunciaram planos de desenvolver um túnel que vai escanear em tempo real os visitantes que chegam ao Aeroporto Internacional de Dubai com dúzias de câmeras para reconhecimento facial e leitura de íris.

Enquanto isso... O Brasil trabalha para adaptar suas placas ao padrão estabelecido pelo Mercosul, mas o processo se arrasta há anos. No início de março, o governo federal anunciou que a troca começaria em setembro mas, duas semanas depois, a resolução que determinava a mudança foi suspensa. Segundo o Denatran, a medida ocorreu para atender a um pedido dos fabricantes de placas.

A norma divulgada em março previa que as placas teriam um QR code e um chip, que poderá ser lido por sensores nas ruas. Isso permitirá, entre outras coisas, saber por onde cada veículo passou.

Flash

Nos EUA. O Estado da Califórnia aprovou uma lei, em 2013, para permitir testes de placas digitais em veículos. Eles começaram no início deste ano.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.