Engenhoso

Garçonetes-robôs servem mesas em pizzaria no Paquistão e viram 'febre'

Rabia, Annie Jennie foram montadas pelo dono do estabelecimento

Sáb, 08/07/17 - 03h00
Robôs se tornaram sensação no país e atraem famílias, cujas crianças se divertem | Foto: SS MIRZA/AFP photo

MULTAN, PAQUISTÃO. Três garçonetes-robôs de uma elegante pizzaria em Multan – uma cidade conservadora no centro do Paquistão mais conhecida por seus túmulos sufis do que por sua vida noturna – estão causando furor entre os clientes. “É um novo tipo de serviço. É moderno”, elogia Hamid Bashir, cliente da casa, enquanto uma das “garçonetes” – um robô branco com pequenas telas nos olhos e um lenço no pescoço – se aproxima. “Gostamos. É divertido para as crianças”, completa.

As garçonetes foram criadas pelo proprietário da Pizza.com, o jovem engenheiro Osama Jafari. Segundo ele, a invenção aumentou a clientela. Formado na National University of Science and Technology, uma conhecida universidade de Islamabad, Jafari explica que, depois de descobrir os vídeos dos garçons-robôs na China, decidiu construir um protótipo, com o apoio dos pais. “A reação foi incrível. As pessoas adoram”, comemora o dono do primeiro restaurante no país a oferecer esse tipo de atendimento robotizado.

O custo do projeto foi de 600 mil rúpias (cerca de US$ 5.500). Jafari já prepara a próxima geração de robôs, para que sejam mais interativos e respondam as perguntas dos clientes. Os novos “funcionários” serão levados para outro restaurante da família, um pouco mais ao sul, em Hyderabad.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.