game da semana

'Primeiro herói' incentiva participação de pais na educação dos filhos

Startup oferece jogos educativos que envolvem pais e filhos; uso é gratuito e está disponível para tablets e smartphones

Qui, 19/03/15 - 16h28
Primeiro Herói propicia ações próprias de games | Foto: Reprodução

Pais ou responsáveis são referências fundamentais e exercem importantes funções no processo educacional, estimulando e valorizando as conquistas da criança. Acreditando que esses adultos devam ser os primeiros heróis da vida infantil,a startup Cross Reality buscou na tecnologia uma nova abordagem para estimular a interação familiar e o desenvolvimento cognitivo infantil. Assim nasceu o aplicativo Primeiro Herói.

“Trata-se de um game e de uma plataforma para acompanhamento. O game possui avatares para os adultos e as crianças, contendo seis fases com 48 desafios de lógica matemática para jogadores entre 5 e 10 anos. O aplicativo oferece acompanhamento virtual por meio de relatórios de desempenho e sugestões de atividades no mundo real. Ele é totalmente gratuito e estará disponível para download em Android a partir de 1º de abril de 2015 e em IOS no segundo semestre de 2015”, conta Paulo César, Gestor de Negócios da Cross Reality.

A participação de pais e filhos nas etapas do game acontece de forma lúdica e simples. A cada etapa vencida, a criança ganha um novo acessório para a sua personificação de herói. Esse acessório será disponibilizado pelo responsável (pai, mãe, tios, avós) que receberá um e-mail com relato do desempenho da criança, das atividades desenvolvidas naquela etapa, e sugestões de atividades simples, porém significativas para serem vivenciadas entre eles.

Para a criança, a interação se dá através dos diversos desafios de lógica matemática e da gamificação com a construção do personagem, Mini-Herói, que vai acontecendo gradativamente, a cada etapa vencida.

Já para o responsável, a interação acontece através de notificações a cada etapa concluída, que indicam as conquistas da criança e não leva mais que dois minutos para a leitura. As habilidades exercitadas, o desempenho alcançado e as sugestões de interação no mundo real são apresentadas de forma concisa e prática.

As atividades propostas entre pais e filhos no mundo real tem duração média de 10 minutos, como, por exemplo:

Combine com seu mini herói um sinal, ou um cumprimento só de vocês.
Vamos contar história? Relate ao seu mini herói como foi o dia do nascimento dele.

“Essa interação é feita por um sistema de recomendação de atividades especialmente desenvolvido para o game. Nenhum outro jogo digital explora as relações humanas dessa maneira e essa é nossa maior proposta”, explica o idealizador do projeto, Reginaldo Gotardo, Doutor em Inteligência Artificial que atua há 8 anos na área de sistemas de recomendação.

O jogo Primeiro Herói propicia ações próprias de games, unindo a colaboração e as trocas afetivas.
 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.