Jogos

Saiba como funciona o Stadia, a plataforma de streaming de jogos do Google

Com o serviço será possível jogar em todos os tipos de aparelhos (tablets, smartphones, televisores)

Ter, 19/03/19 - 15h27

Uma novidade abalou o universo dos jogadores durante a Game Developers Conference, encontro de desenvolvedores que acontece ao longo desta semana em São Francisco, nos Estados Unidos. O Google finalmente anunciou o lançamento do Stadia, sua própria plataforma de jogos.

O serviço de streaming promete oferecer jogos de alta qualidade sem a necessidade de um equipamento específico, os games poderão rodar de forma convencional em qualquer dispositivo, de computadores de mesa a celulares, sendo iniciados em apenas cinco segundos. Inicialmente, o Stadia rodará apenas por meio de conexões WiFi ou cabeadas.

Para os aficionados, o grande diferencial é que a plataforma dispensa o uso de consoles exclusivos e requer apenas uma boa conexão com a internet, sem a necessidade de instalar qualquer aplicativo, desde que conectados por meio do Google Chrome, o navegador específico da empresa.

Na apresentação do sistema, Phil Harrison, vice-presidente da Google, explicou que a plataforma ainda oferece aos usuários a possibilidade de desafios multiplayer e jogos multiplataforma.

Apesar de toda a empolgação em torno da plataforma, a Google informou que ainda não há qualquer previsão de quando o Stadia chegará ao Brasil e nem se a forma de acesso será por meio de vendas individuais ou por assinatura, como a Netflix.

Características

O investimento do projeto é tamanho que a Google anunciou a formação da Stadia Games and Entertainment, uma divisão específica para cuidar dos jogos próprios e do serviço de streaming.

A plataforma é feita para a geração que cresceu na era do streaming e durante o boom dos jogos de videogame e traz funcionalidades muito especiais, como a possibilidade de que um jogador selecione um ponto exato da partida para compartilhar com outras pessoas.

Além disso, a empresa confirmou que o Stadia transmitirá jogos em 4K a 60 quadros por segundo em HDR, o que torna a ferramenta muito mais poderosa que o Xbox One X e o PS4 Pro.

(Com AFP)

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.