High tech

Serviços do Google, como Gmail, terão inteligência artificial; veja o que muda

Presidente executivo da empresa revelou que novos recursos serão implementados ainda em 2023

Por Da Redação
Publicado em 10 de maio de 2023 | 19:18
 
 
O Gmail está disponibilizando as marcas de verificação a partir desta quarta (3), e estará visível para todos os usuários em até três dias Foto: Pixabay (imagem ilustrativa)

Está com dificuldade de escrever um e-mail sobre um assunto complicado? A partir deste ano, usuários do Gmail poderão solicitar que uma inteligência artificial execute esta tarefa de forma automática. Foi o que informou Sundar Pichai, presidente-executivo do Google, nesta quarta-feira (10), durante o lançamento do chatbot Bard

De acordo com Pichai, Gmail, Docs, Maps e Fotos, todos serviços da Google, contaram com uma IA para ajudar usuários a desempenhar diferentes funções. 

Confira as novas funções:

GMAIL

Será implementada a função "me ajude a escrever" que, como o nome indica, ajudará o usuário a escrever a mensagem. Caso seja necessário, será possível pedir para elaborar melhor o texto. 

DOCS

A função implementada aqui será similar a do Gmail. Os textos poderão ser auto-completados pela inteligência artificial PaLM2. 

GOOGLE FOTOS

O editor mágico estará presente no Google Fotos. A ferramenta, que também faz uso de inteligência artificial, tornará possível fazer recortes, colagens, ajustes e até mover elementos da imagem. Além disso, será possível desembaçar a imagem e apagar algum elemento e substituí-lo automaticamente. 

GOOGLE MAPS

Será possível traçar uma mapa imersivo no Google Maps que antecipa o cenário do trajeto de forma tridimensional. Além disso, estarão inclusos indicativos sobre a qualidade do ar e condições de tempo. 

As novas funções do por trás dos aplicativo é chamada de DuetAI. Além dos textos que ela irá elaborar, ela também será capaz de:

  1. Criar imagens a partir de textos para o Google Apresentações
  2. Organizar projeto na Planilhas. 
  3. Gerar fundos customizáveis para o Meet
  4. Revisar textos no Docs. 

 

(Com informações de Folha de São Paulo)