Novo mundo

Supercomputador da IBM leva o Big Data para a gastronomia

Objetivo é revelar os potenciais da computação cognitiva

Sáb, 05/07/14 - 03h00

A IBM e a revista “Bon Appétit” anunciaram uma iniciativa que pretende levar técnicas de Big Data para a gastronomia. Big Data é o conjunto de soluções tecnológicas capaz de lidar com dados digitais em volume, variedade e velocidade inéditos até hoje. E mais: analisar dados não estruturados, que antes só podiam ser interpretados por pessoas, para a tomada de decisões.


Um novo aplicativo chamado “Chef Watson with Bon Appétit” está em fase de testes e tem como objetivo ajudar cozinheiros a “direcionarem as avançadas capacidades cognitivas do supercomputador Watson para criar novas receitas e combinações gastronômicas que nunca foram concebidas”, disse a IBM, em seu comunicado oficial.

Watson é o supercomputador da IBM projetado por uma equipe de 30 cientistas. É o mais potente do mundo, com 15 trilhões de bytes, equivalente a 2.800 computadores juntos. Em 2011, ele venceu os dois melhores jogadores humanos do programa “Jeopardy”, um game show da TV norte-americana com perguntas de conhecimentos gerais.

Agora, a cozinha é seu novo campo de provas. O aplicativo é parte do programa Chef Watson, lançado neste ano pela IBM e pelo Instituto de Educação Culinária. O objetivo do aplicativo, segundo o vice-presidente do IBM Watson Group, Mike Rhodin, “é ajudar as pessoas a descobrirem o potencial dos sistemas de computação cognitiva”.

“Esses sistemas representam uma enorme quantidade de dados, compostos e fórmulas, pelos quais se pode entender a interação entre as pessoas e as informações de forma mais intuitiva”, explica Rhodin no comunicado.

A revista “Bon Appétit” testou algumas receitas usando o aplicativo Chef Watson, como a de costelas apimentadas com molho barbecue de mostarda com maçã. Para sobremesa, bolo de frutas vermelhas, com raspas de limão, creme de leite e o diferencial da manjerona, que, segundo a revista, conquistou os provadores das receitas.

IBM libera a receita do molho inédito criado por Watson
A partir da análise de informações culinárias, incluindo receitas e princípios científicos, o computador Watson, da IBM, elaborou novas misturas e criou um molho de churrasco completamente novo, o Bengali Butternut BBQ Sauce, com raízes na culinária tailandesa.

Um pequeno lote de garrafas foi produzido e distribuído para poucos privilegiados. Mas agora a IBM não só divulgou a receita secreta do #chefwatson, como liberou uma imagem do rótulo, para ser baixada e reproduzida por quem quiser.

A experiência com a culinária cognitiva começou em 2012 e consiste em alimentar Watson com um banco de dados de receitas já bem-sucedidas. A partir delas, os pesquisadores e Watson começam a fazer combinações e substituições que geram milhões de novas receitas.

Faça o molho do supercomputador
- 300 g de “butternut squash” em cubos. É um tipo de abóbora conhecido no Brasil como cheirosa ou menina. Na dúvida, o nome científico é
Cucurbita moschata
- 200 g de vinho branco
- 100 g de vinagre de arroz
- 50 g de manteira sem sal
- 5 g de concentrado de tamarindo
- 40 g de água
- 10 g de pasta de chili (Sriracha)
- 4 g de molho de soja
- 50 g de tâmaras sem caroço picadas
- 2 g de pimenta tailandesa
- 3 g de semente de mostarda
- 3 g de cúrcuma fresca, fatiada fininha
- 0.4 g de cardamomo
- 5 g de folhas de coentro
- 2g de raspas de limão Meyer
- 5 g de sal, ou a gosto
- 10g de suco de limão Meyer
- 6 g de melaço
1. Cozinhe a abóbora na manteiga em fogo médio por cinco a dez minutos, até amaciar
2. Adicione vinagre, tamarindo, água, vinho, pasta de chili, molho de soja; deixe ferver e abaixe o fogo. Adicione tâmaras, pimenta, mostarda, cúrcuma e cardamomo. Deixe ferver até reduzir para cerca de 250g, em torno de 20 minutos
3. Retire do fogo. Adicione as folhas de coentro e as raspas de limão. Misture até esfriar e obter uma consistência suave.
4. Tempere com sal, suco de limão e melaço.
por @iceculinary and IBM Research

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.