TOP 7

Táticas infalíveis para escrever e agendar posts melhores no Facebook

Com foco no usuário, Revelabit é uma nova interface para agendar publicações múltiplas na rede social

Ter, 01/07/14 - 03h00
Novo aplicativo permite postagens automática e agendadas no seu perfil, fanpage ou até mesmo grupos | Foto: Revelabit/Divulgação
Lançado em junho, o Revelabit é uma nova ferramenta para organização, agendamento e métricas de publicações no Facebook, ajudando quem quer maximizar a eficácia da rede social em vendas, divulgação de conteúdo ou fortalecimento de uma marca, além de ser uma solução prática para qualquer usuário que queira programar seus posts em um ou mais lugares ao mesmo tempo.
 
Criado pela desenvolvedora mineira Codificar, este aplicativo oferece uma interface centralizadora que otimiza o uso da rede social de Mark Zuckerberg. Hoje, um usuário que quer compartilhar o mesmo conteúdo em um perfil, uma página e um grupo, por exemplo, precisa republicar a postagem diversas vezes. Com essa nova ferramenta, tudo pode ser agendado em poucos cliques, de forma bem mais prática e intuitiva. “Postar em mais um canal fica bem mais simples. Quem precisa agendar múltiplas publicações ao longo de um período terá uma interface extremamente organizada a sua disposição. É uma forma bem mais eficiente de utilizar o Facebook”, explica Breno Pires, responsável pelo projeto.
 
Um dos grandes diferenciais é que, além das publicações, o Revelabit centraliza também as métricas destas postagens, permitindo ao usuário traçar a rota de acessos, curtidas e compartilhamentos entre suas diferentes identidades na rede social e, com base nessas informações, maximizar sua performance e audiência. “Alguém que faça uma mesma publicação em seu perfil pessoal, na página de uma empresa e dentro de cinco grupos que tenham relação com o assunto pode verificar qual desses canais dá mais retorno e ao mesmo tempo ter a soma das métricas de todos eles em um mesmo local”, conta o desenvolvedor.
 
“A ferramenta atinge vários públicos, desde analistas de mídias sociais de grandes empresas até blogueiros e vendedores. Como é possível agendar publicações múltiplas com poucos cliques em uma interface intuitiva e poderosa, ela ajuda na organização e eficácia do trabalho desses profissionais”, explica Raphael Canguçu, um dos sócios da Codificar e também responsável pelo produto. O Revelabit será gratuito em uma assinatura básica para quem usar a ferramenta em até cinco identidades diferentes. Acima disso, existem planos pagos para atender quem precisa de mais que isso, para até um número ilimitado de identidades.
 
Conheça abaixo sete táticas infalíveis para escrever e agendar posts melhores no Facebook:
 
  • 1. Personalize suas postagens
 
Os melhores posts para Facebook são aqueles que são personalizados. Ao fazer isso com as descrições elas se tornam únicas, daí elas ressaltam e se mostram no feed de notícias que está cheio de títulos preguiçosos.
 
  • 2. Conte histórias
 
Compartilhe uma história! Seus leitores se conectam através de histórias. Conte à eles sobre uma experiência pessoal que se encaixe com o tema proposto da postagem ou apenas explique porque compartilhou aquele conteúdo.
 
  • 3. Citações de artigos
 
Você já teve algum bloqueio criativo? Às vezes você sente a sua mente exausta depois de um dia cheio e a última coisa que vem à sua mente são ideias criativas. Todos já estivemos lá. Na falta de criatividade para postagens, use a citação de um artigo, uma postagem, um livro, ou até mesmo frases (Caio F. de Abreu que o diga) e use-o para descrever o seu link. Você sabe qual citação combina com a sua postagem.
 
  • 4. Faça perguntas 
 
Uma maneira infalível para conseguir pessoas para se envolver com um post é fazer uma pergunta. Perguntas geram curiosidade e curiosidade gera o clique.
 
  • 5. Observações breves
 
Ser breve nunca é uma coisa ruim no Facebook. É a “alma da sagacidade”, certo? Um exemplo disso é uma frase que resuma o conteúdo do link.
 
  • 6. Chame-os para a ação
 
Use as suas postagens do Facebook para estimular seus seguidores à ação. Chame-os para clicar no link, ler sua postagem, comentar sobre o post, compartilhar o conteúdo.
 
  • 7. Método “Provoque a opinião”
 
Bom, se você ainda está lendo é porque gostou e eu deixei a melhor dica pro final. Esse método é chamado de “provoque a opinião” pois você irá “riscar” uma faísca no seu leitor para que ele se pronuncie. É fácil. Exemplo de funcionamento: Numa postagem como essa, que dá 7 dicas, opine sobre elas: A dica #4 é a melhor; Eu tentei a dica #3 e funcionou; A dica #6 irá chocar você; Você não vai acreditar na dica #5. São exemplos de frases que podem ser usadas para provocar o seu leitor a opinar sobre as dicas do mesmo modo você fez.
 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.