Pesquisa

Vacina contra o câncer é testada em cães

Ideia é avaliar, nos animais, se a vacina atrasa ou previne a formação de tumores; caso o resultado seja positivo, estudo pode ser estendido a seres humanos

Ter, 25/06/19 - 06h00
Estudo norte-americano testará vacinas contra o câncer em cães | Foto: Nadine Doerle / Pixabay

Uma pesquisa revolucionária vai testar uma vacina contra o câncer em centenas de cachorros nos EUA. O ensaio clínico é liderado por Stephen Johnston, diretor do Centro de Inovações em Medicina da Universidade Estadual do Arizona.

A ideia é avaliar se a vacina atrasa ou previne uma variedade de cânceres em cães saudáveis e idosos. Se for bem-sucedido, o estudo poderá estabelecer as bases para o desenvolvimento de uma vacina semelhante para seres humanos.

“O câncer é na verdade a principal causa de morte em cães adultos”, disse à CNN o veterinário Doug Thamm, um sobrevivente de câncer e diretor de pesquisa clínica no Centro de Câncer Animal da Universidade do Estado do Colorado. Eles desenvolvem esses tumores espontaneamente como resultado da velhice de uma forma muito semelhante à que os humanos fazem.

Muitos tipos de câncer canino são semelhantes ao câncer humano em nível molecular. Como os cães não vivem tanto quanto os seres humanos, será possível ver se a vacina funciona em três a cinco anos, em vez de esperar décadas.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.