Entrevistas

Live do Tempo recebe Paulo César Pedrosa, presidente do Sindhorb

Sindicato representa mais de 80 mil empresas em Minas, entre bares, restaurantes, motéis e hotéis, setores muito afetados pela pandemia

Por Da redação
Publicado em 20 de agosto de 2020 | 15:57
 
 

Mais um ciclo de debates sobre o turismo ocorre nesta semana na Live do Tempo. De 17 a 21 de agosto, convidados especiais vão discutir o setor durante a pandemia do novo coronavírus e as perspectivas para o futuro, com foco em aviação, destinos, hotéis, bares e restaurantes. 

O turismo foi um dos setores mais afetados pela pandemia. Responsável por 8% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, que representa todas as riquezas produzidas no país, o turismo já acumula perdas superiores a R$ 87,7 bilhões, segundo a Confederação Nacional de Comércio, Serviços, Bens e Turismo (CNC). A retomada também promete ser lenta e gradual. A expectativa mais animadora, segundo as entidades ligadas diretamente ao setor, é que a circulação de turistas no país comece a voltar aos patamares de pré-pandemia somente em 2021.

O convidado desta sexta-feira é Paulo César Pedrosa, presidente do Sindicato de Hotéis, Motéis, Restaurantes, Bares e Similares de BH e Região Metropolitana (Sindhorb). Bacharel em direito e comunicação pela Universidade de Itaúna, Pedrosa já passou pela presidência da Companhia Mineira de Promoções (Prominas), da Associação Mineira de Bares, Hotéis, Restaurantes e Lanchonetes (Amibar) e da Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de Minas (Fhoremg) e pela vice-presidência do Conselho Nacional de Turismo (CNTur). 

Hoje, como presidente do Sindhorb, representa mais de 80 mil empresas em Minas, entre bares, restaurantes, motéis e hotéis, setores muito afetados pela pandemia. Bares e restaurantes vêm contabilizando perdas: são 35 mil negócios fechando e 250 mil empregos perdidos. Na hotelaria, 48% dos hotéis em Minas encerraram atividades e demitiram mais de 30 mil trabalhadores.

Segundo Pedrosa, o setor atravessa a pior crise dos últimos 50 anos. O presidente do Sindhorb tem hoje o desafio de batalhar pela manutenção de mais de 1 milhão de empregos. Mais recentemente, o segmento entrou numa batalha judicial com a Prefeitura de Belo Horizonte para incluir bares e restaurantes na primeira fase de abertura do comércio.

Canais de transmissão da Live do Tempo: 

Nosso portal - www.otempo.com.br
Facebook - www.facebook.com/portalotempo
Twitter - www.twitter.com/otempo
YouTube - www.youtube.com/otempo
Rádio Super 91,7 FM e www.supernoticiafm.com.br
Jornal O TEMPO - publicação de uma página na edição impressa do dia seguinte