Abrindo mercado

As mudanças no seguro viagem definidas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) no ano passado, e que começam a valer no próximo dia 25, estão sendo encaradas como oportunidade de abrir mercado pela multinacional espanhola Mapfre Seguros. “Com a nova (instrução) normativa, os agentes de viagens precisam se associar a uma seguradora para vender o seguro viagem. Estamos levando essas e outras informações sobre as mudanças para diversas capitais e oferecendo os serviços da Mapfre”, explica o superintendente de distribuição da empresa, Sandro Barbosa, quando esteve na capital mineira, na última segunda-feira.

Sony foca o luxo

Em tempos de vacas magras, a Sony Brasil está colocando suas fichas no mercado de luxo, segundo o gerente de marketing da empresa, Marcelo Gonçalves Rodrigues. E para isso tem investido em muita tecnologia. O carro-chefe é a TV Android da marca, disponível desde junho, uma evolução da Smart TV, já que permite baixar qualquer aplicativo. “Hoje, de cada dez TVs compradas no Brasil, cinco são Smarts. Acredito que em até dois anos a fatia do mercado que hoje é das Smarts será das TVs Android”, aposta Rodrigues. Para os quatro modelos Android da Sony, os preços variam de R$ 4.999 (49 polegadas) a R$ 17.999 (75 polegadas)

Som e economia

A promessa da Sony em sua linha de mini systems é garantir a pressão sonora, batidas fortes e sem distorção de graves com uma economia de 30% no consumo de energia elétrica. A linha foi desenvolvida no Japão, mas para o mercado brasileiro. Segundo Marcelo Rodrigues, as pesquisas demonstraram que o mercado brasileiro solicitava aparelhos de som com as seguintes características: compacto, com portabilidade, por isso os aparelhos têm alças e rodinhas, com economia de energia e que conversasse com o smartphone. “Todos esses pontos estão contemplados na linha”, garante Rodrigues.

Moda mineira

O BH à Porter – Moda em Movimento, evento que reúne lojistas de todo o país e as marcas mineiras do setor da moda, está movimentando a capital desde a semana passada. Estão presentes mais de 50 confecções mineiras que mostram suas novidades da coleção Verão 2016. Em sua última edição, em setembro do ano passado, o BH à Porter gerou um montante de mais de R$ 3 milhões e trouxe à capital mineira 160 lojistas. Neste ano cerca de 200 lojistas de 14 Estados brasileiros e do Paraguai já confirmaram presença. A expectativa é gerar R$ 5 milhões em negócios. O evento é organizado pela Cooperativa dos Consultores em Negócios de Moda de Minas Gerais (Coopermoda).

Vantagens

Segundo Sandro Barbosa, as mudanças no seguro viagem são benéficas para os consumidores que terão serviços mais amplos. “As novas exigências de configuração melhoraram o produto, que agora está mais completo, beneficiando o consumidor”, avalia Barbosa. Entre as novidades está o fato de que o seguro viagem não poderá mais cobrir apenas acidentes pessoais.

Rock in Rio

A menos de um mês do festival de rock mais famoso do Brasil, uma pesquisa mostrou a expectativa do público nas mídias sociais com a realização do festival, que acontece de 18 a 27 de setembro. O estudo foi feito entre 17 e 19 de agosto e avaliou as mídias sociais Facebook, Instagram, Twitter e Youtube, além de blogs. Foram captadas mais de 13 mil menções diretas ao festival neste período. A pesquisa foi conduzida pela empresa Ideia Fixa Social Media.

Atacadão na RMBH

O Atacadão, do grupo Carrefour, inaugurou na semana passada um centro de distribuição em São Joaquim de Bicas, na região metropolitana de Belo Horizonte. A nova unidade tem 6.000 m² e gerou 240 empregos diretos e indiretos. Em Minas Gerais, o atacadista já está presente em Uberlândia, Governador Valadares, Juiz de Fora e Betim. São 2.500 produtos à disposição dos grandes, mas também dos médios e pequenos varejistas, já que não é exigido um pedido mínimo, basta apresentar o CNPJ para comprar. A nova central de atacado contribuirá ainda para o abastecimento das lojas de autosserviço da rede no Estado. Ao todo, a companhia emprega diretamente 1.240 pessoas.

Mineiros com sorte

No primeiro semestre de 2015, o Grupo Bradesco Seguros pagou mais de R$ 4 milhões em prêmios de capitalização em Minas Gerais. Nos seis primeiros meses do ano, chamou atenção a participação dos canais digitais na venda dos títulos da seguradora. Mais de 35 mil títulos, 10% da receita total no período, foram adquiridos via internet banking, telefone e máquinas de autoatendimento da Organização Bradesco.

Transição

Trazer para o mundo físico as sensações da internet é a marca registrada da start-up Fofostore, que comercializa os populares emoticons do mundo virtual em pelúcia. Antes um e-commerce, fundado em novembro de 2014, a Fofostore inaugurou no dia 11 de agosto sua primeira loja física, um quiosque no BH Shopping. A empresa tem menos de um ano e começou com um investimento-anjo de R$ 200 mil. Os sócios esperam faturar R$ 2 milhões em 2015.

Altos e baixos

Alto

O produtor de soja Leonardo Latalisa França, de Brasilândia de Minas, Noroeste do Estado, foi o campeão nacional do Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja, safra 2014/2015, na categoria área irrigada. Ele produziu 113,32 sacas por hectare. A solenidade de premiação acontece hoje em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Na oportunidade, França vai apresentar seu case de sucesso.


Baixo

O estresse energético, causado pela escassez de energia seguida do aumento de preço, está fazendo empresas tradicionais, como as moveleiras da região de Ubá a procurarem benefícios fiscais em outros Estados, como o Rio de Janeiro. Segundo fontes de mercado, o mesmo processo está acontecendo com indústrias da Zona da Mata mineira que estão migrando para o Estado vizinho. Minas Gerais caiu da posição de segundo PIB nacional e do segundo lugar em atração de investimentos para o nono lugar.