saúde e bem-estar

Fabricação de cosméticos para proteção solar dispara no Brasil

A Farmax, uma das maiores indústrias nacionais de produtos de beleza e cuidado pessoal, com fábrica em Divinópolis, na região Centro-Oeste de Minas, celebra os bons números

Por FM O TEMPO
Publicado em 08 de janeiro de 2024 | 18:04
 
 
O gerente de planejamento da Farmax, Wagner Barreto Foto: Divulgação Farmax

A crescente demanda por itens de proteção solar está movimentando as indústrias cosméticas que estão se estruturando para acompanhar as necessidades dos consumidores, especialmente no verão. Conforme um levantamento recente da Nubimetrics sobre tendências de consumo, somente no último trimestre de 2023 a comercialização desses produtos cresceu 50% no país. E ao que tudo indica, continuará em alta nos próximos anos.

O Brasil é o terceiro maior mercado de sun care do mundo (atrás apenas de EUA e China) e a perspectiva é de crescimento acelerado até 2025, superando os R$ 4,1 bilhões em vendas, segundo dados da Euromonitor Internacional. Com recomendação da Sociedade Brasileira de Dermatologia do uso diário do produto, independentemente da época do ano ou tempo de exposição ao sol, a categoria segue aquecida no Brasil.

Exemplo mineiro

Um contexto que pode ser observado na Farmax, uma das maiores indústrias nacionais de produtos de beleza e cuidado pessoal, com fábrica em Divinópolis, na região Centro-Oeste de Minas Gerais. Enquanto muitos estão se preparando para o inverno, nos corredores da empresa o planejamento para o verão está a todo vapor, assegurando uma antecedência mínima de cinco meses.

A estratégia por trás dos itens de proteção solar que chegam às prateleiras na estação mais quente do ano começa a ser desenhada no final do verão anterior, em março, quando as equipes internas já estão trabalhando para antecipar as necessidades dos consumidores, especialmente durante o calor.

De acordo com o gerente de planejamento da Farmax, Wagner Barreto, o cuidado com a linha de proteção solar é uma tarefa complexa e é por isso que a estratégia não se limita apenas a seguir a demanda sazonal. “Durante o inverno a produção já está a todo vapor. A ideia é antecipar as necessidades do verão garantindo que não haja escassez dos produtos quando a temporada chega”, explica.

Em 2023 a Farmax registrou um crescimento de 25% na produção da linha de proteção solar em comparação com o ano anterior, se posicionando no segundo semestre entre as quatro principais marcas de proteção solar em farmácias, segundo o IQVIA, um dos mais importantes indicadores do segmento. “Esse aumento não é apenas uma métrica de sucesso, mas um reflexo do nosso compromisso em ajudar a cuidar da saúde da população brasileira”, observou Barreto.