Ferro-gusa

“Você conhece algum país desenvolvido que vende gusa? Não há nenhum”, pergunta e responde ao mesmo tempo à coluna o ex-ministro e consultor Paulino Cícero. Para ele, a expectativa de crescimento do setor é mínima. “O gusa é importante para a fundição, e, no Brasil, 50% da capacidade produtiva é ocupada e deve permanecer assim”, disse Cícero, profundo conhecedor da área. Ele admitiu ainda que o setor de ferro-gusa tem muita complicação devido à utilização do carvão vegetal, que é problemática. “Como commodity, o ferro-gusa fica numa posição difícil”, disse.

CrossFit

A unidade da Cia Athletica BH, situada no DiamondMall, em Belo Horizonte, vai lançar, em agosto, seu box de CrossFit. O investimento é de mais R$ 500 mil, e os equipamentos foram importados da RogueFitness. O CrossFit é um método de treino com foco no condicionamento físico e na saúde e virou febre nas academias pelos resultados.

Desafios na construção pesada

O novo presidente do Sicepot-MG, o Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado de Minas Gerais, Emir Cadar Filho, iniciou seu mandato à frente da instituição com um discurso otimista, apesar dos muitos obstáculos no cenário atual. Cadar Filho está confiante numa sintonia das empreiteiras com os governos estadual e federal. “O governo de Minas Gerais lançou o Procedimento de Manifestação de Interesse, ofertando para a análise da iniciativa privada a concessão de toda a malha rodoviária estadual. A experiência e o conhecimento técnico das rodovias mineiras por parte de todas as nossas empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes, são primordiais para o sucesso desse programa. Temos que encontrar mecanismos que possibilitem a participação dessas empresas em todo o plano de concessão”, disse Cadar Filho.

312 associados de todos os portes e segmentos da engenharia tem o Sicepot-MG

Recursos hídricos

Num momento de discussão do futuro da água no país e sua escassez, o doutorando em saneamento, meio ambiente e recursos hídricos pela UFMG Hildelano Delanusse Theodoro e a professora Fernanda Matos lançam no dia 2 de julho o livro “Governança e Recursos Hídricos: Experiências Nacionais e Internacionais de Gestão”. A sessão de autógrafos acontece das 18h às 21h na livraria D’Plácido, av. Brasil, 1.843, em Belo Horizonte. O livro é editado pela Editora D’Plácido.