Matança

FOTO: Tião Mourão/VB Comunicação
À esquerda, Cesar Romero, Marcela e Salvador Ohana durante almoço-palestra do Conexão Empresarial, evento da VB Comunicação realizado mensalmente em Nova Lima

Há 40 anos no comércio varejista de Belo Horizonte, o empresário Salvador Ohana acredita que no ano de 2017 as pessoas precisam negociar e se adequar às necessidades. “Os shoppings estão matando os empresários. A maioria das lojas está fechando porque o aluguel veio crescendo, a venda caindo; e a ocupação de um lojista num shopping hoje não passa de 20% a 25% da venda, e ele não vai aguentar”, criticou Ohana.


Custos letais

O empresário Salvador Ohana, fundador do Grupo Klus – que tem oito lojas Klus, de moda masculina, uma franquia Tommy Hilfiger e outra franquia Dudalina, além da fábrica de uniformes corporativos Dash – explicou que o lojista paga aluguel, fundo de promoção e condomínio, uma composição que hoje recebe o nome de taxa de ocupação e que está entre 20% a 25% na maioria dos casos. “Se a pessoa vende R$ 100 mil e está tendo um custo de ocupação de R$ 25 mil, não consegue sobreviver, vai quebrar”, disse Ohana. 

Agricultura familiar

FOTO: Renato Ogino / Divulgacão
Entrega. Governador Fernando Pimentel entregou no Palácio da Liberdade 61 kits de feira livre e 26 caminhões baú-isotérmicos para representantes da agricultura familiar no Estado

Responsável por um terço da riqueza agrícola, a agricultura familiar está se modernizando. Um exemplo é o uso dos caminhões-baú isotérmicos na produção. O segmento acaba de receber do governador Fernando Pimentel 26 veículos da marca Iveco para o transporte de hortifrútis e alimentos processados pela agricultura familiar no Estado. A entrega faz parte do contrato de cerca de R$ 4,2 milhões assinado entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário e a montadora para aquisição dos caminhões. “Minas Gerais não tem vergonha de ser um Estado também agrícola. Temos o lado industrial, da mineração, mas temos, acima de tudo, a nossa vocação agrícola. Temos de ter muito orgulho e apostar nisso”, afirmou Pimentel. 

Torneiras fechadas

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Ajustes. Presidente da siderúrgica Usiminas, Rômel de Souza

A siderúrgica Usiminas está apertando suas torneiras para economizar. As despesas gerais e administrativas de 2016, por exemplo, foram reduzidas em 19,5% sobre 2015. A diretoria também cortou seu próprio programa de bonificações e o dos gerentes também. “Entramos em 2017 mais competitivos e otimizados, na expectativa de que as projeções de crescimento do mercado de aços planos, ainda que moderadas, possam nos trazer resultados continuamente melhores”, disse o presidente da Usiminas, Rômel de Souza.

Minas com Bahia

FOTO: Uarlen Valério
À esquerda, Gustavo Cesar Oliveira, da VB Comunicação, ao lado do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, José Vivaldo S. de Mendonça Filho que quer estreitar laços com a economia mineira

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, José Vivaldo de Mendonça, quer levar empresas mineiras para seu Estado. Ele participou recentemente do Conexão Empresarial, da VB Comunicação, em Nova Lima, e contou que quer fazer muita coisa com Minas Gerais. “Envolve, sobretudo, a integração do Norte de Minas com Bahia, envolve a área de atuação da Sudene e, naturalmente, a possibilidade de atrair investidores de Minas dentro do contexto de que a Bahia é uma terra de oportunidades”, defendeu. A agenda, segundo o secretário, é de bilhões. “Só a Sudene tem disponível para investimento de R$ 21 bilhões. Se boa parte disso ficar entre o Norte de Minas e a Bahia, certamente teremos investimentos integrados a essa dinâmica econômica que envolve os Estados”, contou. 

BMG Digital Lab

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Eduardo Mazon, executivo do Banco BMG

O Banco BMG lançou a primeira fase do programa BMG Digital Lab, para contratação de soluções digitais para elaboração de pilotos. Os interessados em participar têm até hoje para se inscrever em formulário no site http://bit.ly/BMGDigitalLabs. O benefício é um contrato de três meses com o Banco BMG, período em que os empreendedores e a instituição financeira conduzirão um projeto piloto que aprimore a relação entre a corporação e sua base de clientes. “Dentro do nosso DNA de pioneirismo e nossa visão empreendedora, queremos colocar o know-how e a tradição do banco a favor de propostas inovadoras”, diz o diretor executivo do Banco BMG, Eduardo Mazon.

Faleiro

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Expansão. Com novos clientes, Antônio Faleiro Neto quer a empresa ainda maior

Com uma fábrica em Belo Horizonbte que produz 100 mil salgados por dia, 5.000 refeições e 4.000 sobremesas, a Faleiro Food Service, fechou mais contratos, desta vez para o fornecimento às rotisserias do Grupo Pão de Açúcar bandeira Extra em São Paulo e para as distribuidoras Multifoods e Alimentos Loureiro. Agora serão 5.000 clientes ativos, e a expectativa é de alcançar 30% de crescimento no faturamento no primeiro semestre de 2017 em relação a 2016. “Hoje já somos líderes em Minas Gerais, e nosso intuito é crescer no segmento alimentício em todo o país”, diz o diretor da Faleiro, Antônio Faleiro Neto. 

Expansão da Croasonho

Após cinco anos desde a abertura da primeira loja em Belo Horizonte, na região da Savassi, a Croasonho – franquia especializada em croissants artesanais – inaugura hoje sua segunda unidade em Belo Horizonte, desta vez no BH Shopping. A expansão é dos empresários Nara Padua Moraes e Augusto Resende Castro, responsáveis pelas unidades. O investimento na nova franquia foi em torno de R$ 800 mil, com geração de dez empregos diretos. “Temos concorrentes, com muitas opções de alimentação, mas não quando se trata do nosso produto. Por isso queremos expandir para outra região importante da nossa cidade. Além disso, o BH Shopping é um vitrine para qualquer marca”, disseram.