Minas SA

HELENICE LAGUARDIA escreve em Economia às segundas. helenice@otempo.com.br

Inovação

Plataforma digital Click Lifee quer aumentar acesso à saúde

Publicado em: Qui, 08/04/21 - 18h13
CEO da Click Lifee, Ilimani Rodrigues de Paula Santos, explica que a plataforma é um pronto-atendimento médico 24 horas | Foto: Divulgação

Com quase 15 mil usuários cadastrados desde o início deste ano, a plataforma digital Click Lifee, com sede em Belo Horizonte, quer chegar a 50 mil usuários nos próximos cinco meses. De acordo com Ilimani Rodrigues de Paula Santos, CEO da Click Lifee, a plataforma é um pronto-atendimento médico 24 horas, que fornece consultas médicas ao paciente em questão de minutos.

“A proposta da Click Lifee não é substituir os planos de saúde. Num país em que uma consulta médica custa em torno de R$ 150 a R$ 200, a Click vem para democratizar o acesso à saúde, oferecendo consultas num valor acessível. Isso só é possível devido à tecnologia, que faz com que o médico não precise de uma grande estrutura física para atender os pacientes. Basta um computador com câmera, microfone e acesso à internet”, compara o executivo, diante dos R$ 79,90 que a Click cobra pela consulta.

Santos explica que, assim como numa consulta presencial, o médico emite para o paciente um receituário médico, um pedido de exame e até mesmo um atestado, se necessário. “Tudo com certificação digital, garantido a segurança do usuário, de que está sendo atendido por um profissional capacitado. A certificação digital também torna os documentos válidos em farmácias, drogarias, laboratórios e empresas”, diz.

Sobre o início da operação em Minas Gerais, o executivo explica que a escolha do Estado foi pelo fato de os mineiros serem conservadores e muito criteriosos com novas tecnologias. “Hoje não existe mais barreira física, os pacientes são atendidos vindos dos 27 Estados brasileiros e até de fora do país. Já tivemos pacientes da Europa e dos EUA”, atesta.

O modelo de negócio da Click Lifee baseia-se na ideia dos aplicativos de transporte de passageiros, que conectam pessoas que fornecem serviço a usuários que precisam daquele serviço. “Na plataforma da Click Lifee, os pacientes escolhem qual tipo de especialidade médica precisam, e a plataforma encontra um profissional disponível para os atender. Por meio da inteligência artificial, o sistema conecta médicos e pacientes, em questão de minutos”, detalha.

Para Santos, a ampliação da startup depende mais de uma mudança cultural do que necessariamente econômica. “Hoje o custo da consulta é totalmente acessível, mas as pessoas têm dificuldade em pensar uma consulta por telemedicina. O interessante é que 98% dos usuários que utilizam a plataforma estão satisfeitos, dizendo que não imaginavam que a experiência de uma teleconsulta seria tão próxima de uma consulta real”, observa. Outro plano é oferecer atendimento psicológico por meio da plataforma, que é uma demanda crescente hoje no país. “A Click Lifee vai oferecer cuidado integral para os usuários”, conclui.

Minientrevista

Ilimani Rodrigues de Paula Santos
CEO da Click Lifee

Como foi o início da plataforma digital Click Lifee, como os sócios se conheceram, com qual valor a operação se iniciou e quais foram os desafios primeiros do negócio? O sonho surgiu no coração do Marcio Santos, presidente do conselho de sócios, que ansiava por solucionar o problema da falta de acesso que as pessoas tem à saúde de qualidade. Diante do cenário da pandemia, ele teve a ideia de aliar tecnologia e saúde e compartilhou a ideia com os demais sócios, que abraçaram a ideia e começaram a desenvolver o projeto em julho de 2020.

A plataforma é formada por empresários mineiros? A plataforma é formada por dois empresários mineiros e dois empresários de Vila Velha, no Espírito Santo.

Qual foi o investimento que a startup teve que fazer até o momento. Qual foi o volume investido? Até agora já foram investidos R$ 400 mil no projeto, no desenvolvimento da plataforma e nas primeiras estratégias de marketing.

Quais foram as dificuldades iniciais do negócio para que ele fosse concretizado? A maior dificuldade foi criar uma plataforma que aliasse qualidade, segurança e cumprisse todas os requisitos exigidos pelos órgãos regulatórios.

Onde fica a sede da empresa e por que essa escolha? A sede fica em Belo Horizonte, e a escolha da capital mineira foi feita porque é a terceira capital do país e possui toda infraestrutura necessária para o desenvolvimento de novos negócios.

São quantas unidades e em quantos Estados a empresa está presente no país? A empresa é totalmente virtual, e isso faz o negócio não ter limitações físicas. Temos hoje a sede em Belo Horizonte, mas o sistema roda em todo o país, inclusive fora do país, pois a procura por brasileiros que moram em outros países também é grande.

O modelo de negócio foi baseado em qual aplicativo ou qual país que já pratica esse modelo? O modelo de negócio baseia-se na ideia dos aplicativos de transporte de passageiros, que conectam pessoas que fornecem serviço a usuários que precisam daquele serviço. Na plataforma da Click Lifee os pacientes escolhem qual tipo de especialidade médica precisam, e a plataforma encontra um profissional disponível para atendê-los. Por meio da inteligência artificial, o sistema conecta médicos e pacientes, em questão de minutos. Isso tudo com segurança, agilidade e qualidade.

Qual é o público-alvo do aplicativo, a renda média e o diferencial num país em que mais e mais pessoas desempregadas estão migrando para o SUS? O público-alvo do aplicativo são todos aqueles que precisam de uma consulta médica. Isso inclui pessoas que não conseguem manter um plano de saúde, devido aos altos valores, executivos que viajam muito e têm dificuldade de ir a uma consulta agendada, além de mães que precisam de atendimento médico pediátrico para crianças no meio da madrugada. Com a pandemia, os idosos também passaram a ser público-alvo do aplicativo, pois muitos são grupo de risco. 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.