Projeto social da Fiat

Diretor de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), o mineiro Marco Antônio Lage lança o livro “O Mundo Pode Ser Melhor” no próximo dia 30, na Casa Fiat de Cultura, em BH. A obra é uma análise da trajetória do Árvore da Vida, programa de responsabilidade social que o grupo Fiat Chrysler desenvolve desde 2004 no Jardim Teresópolis, em Betim, onde estão 30 mil habitantes. Também é na cidade de Betim que a Fiat tem sua maior fábrica. “Crianças e jovens com novas perspectivas de vida, comerciantes com seus negócios impulsionados e a emoção dos alunos do programa ao participarem de grandes apresentações são algumas das inspirações que me guiaram nesse desafio de compartilhar a experiência do Árvore da Vida”, conta Lage. Parte da renda obtida com a venda do livro, publicado pela editora Autêntica, será revertida para os projetos sociais do programa.

Casa Árvore

Um prédio de 2.300 m² com quatro andares será construído para abrigar os projetos do programa Árvore da Vida, do Grupo Fiat Chrysler. E a parceria com empresas será uma constante nessa obra. Com desenho arquitetônico realizado e doado pelo arquiteto mineiro Gustavo Penna, a gestão completa da obra ficará por conta do engenheiro civil da Aethra, Fábio Couri. “Não deixaríamos passar a oportunidade de continuar a fazer algo pelas pessoas que usufruem desse programa tão importante”, explica Pietro Sportelli, presidente da Aethra. Outro parceiro é a Comau.

Rimowa

A maleta de alumínio usada por James Bond no filme do agente 007 é parte do portfólio da grife alemã de malas e acessórios de viagem Rimowa – com quatro fábricas no mundo, inclusive uma no Brasil – e que abriu loja no BH Shopping, em Belo Horizonte. Com sete modelos, a grife tem no alumínio e no policarbonato – usado em aviões – os principais materiais. A mala de alumínio é a que faz maior sucesso entre os mineiros que costumam comprar a mala de bordo, a padrão, a intermediária e uma grande, num investimento de R$ 14 mil. “Os mineiros já representavam uma porcentagem significativa nas compras da loja virtual da Rimowa, então, escolhemos BH como a oitava unidade do projeto de expansão e já estamos com vendas que superam em 40% a nossa meta”, conta Beatriz Gerlack, executiva da empresa.

Protótipos Aethra

Maior empresa de autopeças do país, com sede em Contagem, o Grupo Aethra – de Pietro e Gilma Sportelli – ativou seu novo Centro de Desenvolvimento e Protótipos, o Cedep, em Belo Horizonte. É nesta unidade que já estão sendo produzidos protótipos de alguns dos mais esperados lançamentos dos próximos anos do mercado automobilístico. No mesmo local, está sendo preparada uma exclusiva linha de montagem para atender as montadoras na produção de “pré-série” de seus novos veículos. Mas o lugar tem acesso restrito e é vigiado 24 horas por dia. “No Brasil não existe uma instalação tão moderna dedicada ao desenvolvimento de protótipos e à pesquisa de novos produtos, fora de uma montadora, como a Aethra Cedep”, conta o presidente do grupo, Pietro Sportelli.

Direcional Engenharia

Com atuação em 26 cidades de 12 Estados, a mineira Direcional Engenharia – segunda maior do país – chega a Betim, na região metropolitana de BH. São dois empreendimentos residenciais, totalizando 570 unidades. Os imóveis de 45 m² têm dois quartos e fazem parte do programa Minha Casa, Minha Vida. “Após várias análises, identificamos que Betim possui uma grande demanda por imóveis”, conta o diretor Guilherme Diamante.

Barbacena

A Claro é a única operadora a fornecer o 4GMax em Barbacena, região do Campo das Vertentes. “Barbacena é a segunda do DDD32, onde somos líderes de market share (participação de mercado) desde agosto de 2011, a receber o 4GMax da Claro”, conta Erik Fernandes, diretor regional da Claro para Minas Gerais. Agora, 15 municípios do Estado contam com o 4GMax da Claro.

Tarefa da Algar

Manter uma empresa com gestão familiar por muitas gerações não é tarefa fácil. Precisa de muita competência administrativa, disciplina e organização. E essa foi a tônica abordada pela vice-presidente corporativa de marketing e sustentabilidade da mineira Algar, Eliane Garcia Melgaço, em palestra para empresários da ACMinas Jovem. “A governança corporativa é um tema importante porque transcende as gerações”, disse Eliane. Para Bruno Pádua, presidente da ACMinas Jovem, o principal recado de Eliane foi que sua família tem disponibilizado tempo e recursos na formação pessoal e profissional de seus membros.

Cargas de tarugo

A VLI ampliou a matriz de cargas movimentadas pelo Terminal Integrador Santa Luzia, que realiza o armazenamento e o transbordo de produtos siderúrgicos na região metropolitana de Belo Horizonte. Agora, a unidade da VLI também recebe tarugos de aço fabricados na usina da Gerdau em Barão de Cocais, na região Central de Minas. Em setembro e outubro, mais de 20 mil toneladas de tarugo de aço foram movimentadas no terminal Santa Luzia.