Bad Aibling

Acidente com trens na Alemanha mata dez pessoas

As autoridades cortaram o tráfego entre Rosenheim e Holzkirchen e em duas estradas locais; cerca de 150 pessoas ficaram feridas

Ter, 09/02/16 - 09h15
Pelo menos oito pessoas morreram no acidente | Foto: LUKAS BARTH /AFP

Pelo menos dez pessoas morreram, e 81 ficaram feridas, nesta terça-feira (9), em um choque entre dois trens regionais no sul da Alemanha, um dos acidentes ferroviários mais graves dos últimos anos no país.

Uma pessoa está desaparecida, e há "poucas esperanças" de encontrá-la viva, de acordo com a Polícia local, em declarações à tarde.

Dos 81 feridos, 18 se encontram em estado grave, e 63 tiveram ferimentos leves.

"Estou chocada e triste", reagiu a chanceler Angela Merkel, enquanto seu partido, o conservador CDU, seus parceiros bávaros da CSU e os Verdes cancelaram suas comemorações tradicionais da Quarta-feira de Cinzas.

Até o momento são desconhecidas as causas do acidente e o estado dos condutores, informou a companhia Meridian, filial da companhia francesa Transdev, por sua vez, filial do grupo Veolia.

Segundo o ministro dos Transportes, Alexander Dobrindt, os investigadores estudam se foi um problema técnico, ou uma falha humana.

"É uma catástrofe horrível", lamentou.

Citando "fontes próximas à investigação do acidente", a rede RedaktionsNetzwerk Deutschand (RND), que reúne 30 jornais locais, noticiou que um operador de sinais de Bad Aibling desativou o sistema automático de sinalização.

A agência de notícias alemã DPA menciona uma "fonte segura" para afirmar que o choque foi consequência de uma "falha humana". A DPA ressalta que os possíveis responsáveis não foram identificados "até agora".

Procurada pela AFP, o comando da Polícia regional não quis comentar.

O ministro bávaro do Interior, Joachim Hermann, declarou que cerca de 700 socorristas foram enviados para o local do acidente e encontram, segundo ele, "um sofrimento muito grande" e "ferimentos inimagináveis".

Policiais, bombeiros e ambulâncias estavam no local, informou um jornalista da AFP.

O acidente ocorreu próximo da localidade de Bad Aibling, no estado da Baviera, cerca de 60 quilômetros ao sudeste de Munique, no sul da Alemanha.

Trens engavetados

A Meridian relatou que o acidente ocorreu às 7h locais (4h em Brasília) na linha que liga Rosenheim e Holzkirchen. De acordo com a companhia ferroviária, os dois trens ficaram "encaixados" um com o outro e "descarrilaram parcialmente".

O choque foi "frontal" e ocorreu em uma linha de uma única via, disse Rainer Scharf, um chefe da polícia da Baviera à rede N-tv.

Pouco depois de deixar a estação de Kolbermoor, "o trem freou de repente, teve um barulhou enorme, e a luz se acendeu", contou um passageiro que se identificou como "Patrick B." à rádio Rosenheim 24.

A companhia pública alemã Deutsche Bahn, proprietária e responsável pela manutenção de toda a rede ferroviária do país, informou que, na via da região do acidente, os trens podem circular a um máximo de 120 quilômetros por hora.

Segundo o jornalista Diethard Kühne, da radiotelevisão da Baviera, "os dois trens se chocaram em um pequeno bosque".

"No local, são vistos destroços. Os serviços de socorro estão escalando (os vagões) e estão retirando as pessoas", explicou Kühne, acrescentando que os trens se encaixaram um com o outro em 15 metros, mas não estavam "completamente destruídos".

A Meridian disse que o tráfego na linha entre Rosenheim e Holzkirchen continua interrompido, assim como duas estradas da região.

"O acidente é uma grande comoção para nós. Faremos tudo o que for possível para ajudar os viajantes, os familiares e os trabalhadores", garantiu Bernd Rosenbusch, o presidente da companhia ferroviária BOB, que gerencia a circulação de trens nesta via.

Histórico

Nos últimos anos, houve vários acidentes na Alemanha, mas não tão graves quanto o de Bad Aibling. Em abril de 2012, três pessoas morreram, e 13 ficaram feridas, em Offenbach (Hesse, centro).

Em 1998, um InterCity Express, um trem de alta velocidade que ia de Munique (sul) a Hamburgo (norte) descarrilou, e 101 pessoas morreram em Eschede (norte). Este foi o mais grave acidente na Alemanha desde 1945, quando 102 pessoas morreram perto de Munique.Um acidente entre dois trens regionais na Baviera, no sul da Alemanha, deixou pelo menos nove mortos na manhã desta terça-feira (9), segundo a polícia alemã.

A colisão frontal entre as duas composições ocorreu perto da cidade de Bad Aibling (60 km ao sul de Munique), quando os trens percorriam o trecho entre Rosenheim e Holzkirchen. Cerca de 150 pessoas ficaram feridas –15 estariam em situação crítica e outras 40 delas em estado grave. Entre os mortos estão os dois maquinistas.

A empresa que opera os dois trens, a Bayerische Oberlandbahn, disse em seu site que ambas as composições da chamada linha Meridian descarrilaram e se chocaram de frente. A nota não menciona a razão para o descarrilamento.

Autoridades locais, contudo, afirmam que os dois trens estariam viajando no mesmo trilho, em sentidos opostos, e que um deles teria descarrilado antes do choque. Imagens mostram as composições bastante danificadas.

Resgate

O porta-voz da Polícia Federal na Baviera Stefan Brandl disse à "Associated Press" que o acidente ocorreu antes das 7h (4h em Brasília) em uma "região inacessível" –numa estreita faixa entre o rio Mangfall e um denso trecho de floresta–, o que dificultou o trabalho das equipes de resgate.
Por volta do meio-dia (9h em Brasília), as autoridades anunciaram que todos os passageiros já tinham sido retirados dos trens.

Os feridos foram carregados por helicópteros de resgate, que os levaram até a outra margem do rio, onde as ambulâncias conseguiam chegar. "É o maior acidente que tivemos em anos na região. Temos um time de paramédicos, ambulâncias e helicópteros envolvidos na operação", disse, durante a operação, outro porta-voz da polícia, Stefan Sonntag, também à "Associated Press".

O trecho entre Rosenheim e Holzkirchen é muito usado por pessoas que vão diariamente a Munique para trabalhar. Estudantes também costumam usar bastante essa linha, mas agora é período de férias escolares. A ferrovia onde ocorreu o acidente é de responsabilidade da estatal Deutsche Bahn e tem um sistema que freia automaticamente o trem se ele ultrapassar um sinal vermelho.
A empresa e a polícia federal colocaram números de telefone à disposição para familiares das vítimas.

O último grande acidente com trens na Alemanha ocorreu em 2006, quando 23 pessoas morreram e dez ficaram feridas na colisão de um trem de passageiros e um veículo de manutenção dos trilhos no oeste do país.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.