Alívio

Adolescente que ficou perdido nove dias em mina da Bolívia é resgatado

Garoto foi retirado da mina completamente desidratado e fraco

Qui, 19/07/18 - 16h05
Garoto foi retirado de mina em Huanuni | Foto: Reprodução

Policiais e trabalhadores de minas resgataram nesta quinta-feira (19) um adolescente de 14 anos, que permaneceu nove dias perdido dentro de uma mina na Bolívia, informou a polícia da região andina de Oruro, ao sul de La Paz.

O chefe da polícia regional, César Raña Pomier, informou à imprensa local que o menino "permaneceu por um período de nove dias dentro da mina" onde foi localizado por um grupo de socorristas que o tiraram "completamente desidratado e fraco após tantos dias" no local.

Na terça-feira (10), Emanuel Castro havia entrado com um grupo de amigos em uma mina no povoado de Huanuni para extrair estanho, segundo o chefe de polícia. Castro se machucou e ficou na mina em completa escuridão, acrescentou Raña Pomier.

Segundo a versão policial, o jovem tentou deixar a mina, mas provavelmente ficou desorientado. A mina tem várias rotas que impediram um resgate imediato. 

Ángel Castro, pai do jovem resgatado, disse à rádio privada Erbol que seu filho havia entrado na mina com um pouco de comida e dois litros de refresco que o ajudaram a sobreviver. 

"Saiu desnutrido, mas com vida. Não tinha forças, estava chorando, estava escuro" na mina, disse Ángel Castro.

Na Bolívia é comum que adolescentes e até crianças trabalhem informalmente em minas para contribuir financeiramente com suas famílias.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.