Estados Unidos

Aluno abre fogo em escola, mata um, fere 4 e se suicida

Nas redes sociais, jovem de 14 anos postava foto caçando e também segurando armas

Por DA REDAÇÃO
Publicado em 24 de outubro de 2014 | 16:58
 
 
Rifle.Jaylen Fryberg mostra arma que ganhou no aniversário Reprodução instagram

Washington, EUA. O adolescente Jaylen Fryberg, 14, abriu fogo nesta sexta no refeitório da escola secundária de Marysville Pilchuck, no Estado de Washington (oeste dos EUA), deixando ao menos um morto e quatro feridos. Segundo a polícia local, o atirador também está morto. Sob condição de anonimato, um policial afirmou que o adolescente se suicidou.
 

O comandante de polícia de Marysville, Robb Lamoureux, confirmou que o responsável pelo ataque era um estudante. Canais de TV locais mostraram alunos sendo retirados da escola, que fica a cerca de 48 km de Seattle.

Quatro estudantes foram levados ao centro médico de Providence Everett. De acordo com informações de Heidi Amrine, porta-voz do hospital, três deles estão em estado “muito crítico” após serem baleados na cabeça, enquanto outro, mais estável, foi transportado para outro centro médico em Seattle. Ainda não está claro se a pessoa que morreu era um dos feridos.

Drama. O incidente aconteceu às 10h45 pela hora local (15h45 na hora de Brasília). A estudante Alan Perez disse que comia quando ouviu os disparos. “Ele tinha uma arma pequena”, relatou à TV King. O aluno Austin Taylor disse ao mesmo canal que o atirador “encarou cada uma das vítimas enquanto disparava”.

Uma multidão de pais recebeu seus filhos no estacionamento de uma igreja vizinha. Veículos pararam periodicamente para deixar os estudantes retirados da escola, com alguns saindo correndo para abraçar seus pais e mães.

Ayn Dietrich, uma porta-voz do FBI (a polícia federal norte-americana) em Seattle, afirmou que agentes estão a caminho do local para ajudar as autoridades com a investigação.

O último ataque a tiros na região aconteceu na Universidade Seattle Pacific, onde um atirador matou um estudante e feriu outros dois em 5 de junho.

Perfil. As contas de Fryberg nas redes sociais mostram fotos dele caçando e segurando armas, e o identificam como membro da tribo Tulalip – a reserva indígena fica localizada ao norte de Everett e do Rio Snohomish e a oeste de Marysville, onde fica a escola.

Na noite desta sexta, uma página no Facebook havia sido criada para homenagear as vítimas do ataque. No texto de descrição, o autor do perfil deixou a seguinte mensagem: “Esta página é dedicada a todas as crianças que perderam suas vidas no Marysville-Pilchuck High School no tiroteio de hoje. Sinta-se livre para compartilhar suas histórias e palavras amáveis”. Fotos de estudantes se abraçando e de um coração feito com velas ilustravam o perfil.
 
Atualizada às 0h10