Empatia

Artistas instalam gangorra na fronteira EUA-México para crianças brincarem

Brinquedos foram colocados para questionar presença de muro entre países

Ter, 30/07/19 - 13h43
Crianças do México e dos EUA brincam com gangorra instalada no muro da fronteira | Foto: Luis Torres/AFP

Um simples ato vem dando cor ao mundo gélido da fronteira entre Estados Unidos e México. Tudo porque dois professores da Universidade da Califórnia instalaram uma gangorra no local para que as crianças dos dois países possam brincar juntas.

A ideia foi desenvolvida por Ronald Rael, professor de arquitetura, e Virginia San Fratello, professora de design. Segundo o educador, a ideia da proposta de colocar o brinquedo entre as cidades de Sunland Park (EUA) e Anapra (México) é ir bem além do lado lúdico.

“O muro tornou-se um ponto de apoio para as relações EUA-México, e os adultos foram conectados de maneira significativa em ambos os lados com o reconhecimento de que as ações que acontecem de um lado têm uma conseqüência direta para o outro lado”, explicou Rael.

Confira como funciona a gangorra

 

Em partes da fronteira, há uma cerca metálica com vãos, onde a gangorra pode ser encaixada. Para conseguir se aproveitar do espaço, ele contou com ajuda de alguns amigos.

"O que uma pessoa faz de um lado gera impacto no outro lado. É exatamente o que faz uma gangorra. Sobe e desce", completou.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.