Em Moscou

Atentado na Rússia: Putin classifica ataque como 'ato terrorista selvagem'

Ao menos 115 morreram em sala de concertos na periferia da capital Russa na sexta-feira; presidente declara luto nacional no domingo

Por agência
Publicado em 23 de março de 2024 | 10:08
 
 

O presidente russo, Vladimir Putin, descreveu neste sábado (23) como um "ato terrorista selvagem" o ataque ocorrido nessa sexta-feira contra uma sala de concertos em Moscou, que deixou ao menos 115 mortos, e anunciou que domingo será dia de luto nacional. 

Em um discurso televisivo, Putin disse que os quatro agressores detidos tentaram fugir para a Ucrânia e prometeu que todos os responsáveis serão "punidos".

Com os homens a polícia encontrou passaportes do Tadjiquistão, república ex-soviética de maioria muçulmana na Ásia Central.

O Estado Islâmico, grupo terrorista combatido pela Rússia na guerra civil da Síria, assumiu a autoria do ataque.

No vídeo divulgado pela polícia, um dos presos é questionado sobre o que fazia no Crocus. "Ataque", responde, dizendo que a motivação foi "por dinheiro". "Cerca de meio milhão de rublos, que não recebi. Recebi metade no cartão", completa.

Um dos quatro acusados pelo atentado terrorista afirmou ter sido contratado para fazer o ataque pelo equivalente a R$ 26,8 mil. "Recebi metade no cartão", reclama, algemado, aos policiais que o detiveram. (Com agência AFP)