Espanha

Baleia é sacrificada após ter cauda decepada por barco

Mamífero precisou der dopado até a sua morte, para evitar mais sofrimento, já que lutava para conseguir nadar

Seg, 17/06/19 - 17h46
Fotógrafo subaquático e biólogo foram chamados para resgatar o mamífero, que lutava para nadar | Foto: Francis Pérez/Instagram/reprodução

Um filhote de baleia-piloto-de-aleta-curta precisou ser sacrificado após ser encontrado por especialistas marinhos com a cauda decepada e pendurada ao corpo na costa de Tenerife, nas Ilhas Canárias, na Espanha. Segundo a perícia, o ferimento foi causado por um objeto pontiagudo, como a hélice de um pequeno barco. As informações são do jornal Extra.

Segundo o fotógrafo subaquático Francis Pérez, ele foi chamado para resgatar o mamífero junto com um biólogo marinho. Eles puxaram o filhote para dentro do barco e o sedaram até que ele morresse, pois não havia mais chance de sobrevivência. A sedação ocorreu para evitar mais sofrimento do animal, que mal conseguia nadar.

"Pensei que os cortes tivessem sido causados por mordidas de tubarões, mas não, eles foram causados por um animal irracional, o ser humano", disse o fotógrafo.

De acordo com o Extra, o filhote ferido estava migrando através da faixa marinha Teno-Rasca, área de conservação especial. É o lar de uma das mais importantes populações de baleias-piloto do mundo, mas o risco de acidentes é alto devido ao tráfego intenso de embarcações.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.