Crime

Contrabandistas são presos com 167 chifres de rinoceronte na África do Sul

Esta foi uma das maiores apreensões já realizadas no país

Por AFP
Publicado em 14 de abril de 2019 | 13:28
 
 
AGÊNCIA BRASIL / DIVULGAÇÃO

Um contrabando de 167 chifres de rinoceronte foi descoberto na África do Sul, e duas pessoas foram presas, anunciou a polícia neste domingo.

Esta foi uma das maiores apreensões já realizadas no país, e a mercadoria estaria destinada ao Sudeste Asiático.

Os contrabandistas "foram presos ontem na zona da represa de Hartbeespoort (...) Uma operação de inteligência levou à prisão. Eles foram encontrados em posse de 167 chifres de rinoceronte", informou o porta-voz da polícia Hangwani Mulauzi.

A demanda de chifres de rinoceronte é impulsionada principalmente por consumidores em China e Vietnã, onde eles são usados na medicina tradicional.

O chifre é formado quase exclusivamente por queratina, mesma proteína que produz o cabelo humano e as unhas. Seu valor pode alcançar 60 mil dólares o quilo nos mercados do Sudeste Asiático. Estes valores alimentam as lucrativas redes internacionais que dizimaram populações de rinocerontes nas últimas décadas.

Na África do Sul, onde se encontram 80% da população mundial de rinocerontes, 769 animais foram mortos em 2018. Na última década, mais de 7.100 animais tiveram o mesmo fim.