Estados Unidos

Eleições nos EUA: resultado e apuração ao vivo da disputa Trump vs Biden

Acompanhe ao vivo a apuração sobre a corrida eleitoral para a Casa Branca

Por Wallace Graciano
Publicado em 03 de novembro de 2020 | 20:45
 
 
Trump e Biden disputam a cadeira da Casa Branca Foto: WIN MCNAMEE, ANGELA WEISS / AFP / GETTY IMAGES NORTH AMERICA

Três dias depois do fechamento das urnas, a contagem de votos na eleição dos Estados Unidos ainda não se encerrou. Donald Trump e Joe Biden disputam voto a voto para saber quem será o próximo presidente dos Estados Unidos.

O candidato do partido Democrata está perto da vitória, mas o atual presidente ameaça judicializar o pleito por causa da contagem de votos feitos pelo correio – formato previsto na disputa.

Ainda restam seis estados para terem sua apuração finalizada: Pensilvânia, Carolina do Norte, Nevada, Alasca, Georgia e Arizona.

Eleições nos EUA: acompanhe ao vivo

 

* Se não conseguiu visualizar a atualização, clique aqui

Abaixo, acompanhe as últimas informações sobre o processo democrático norte-americano e tire suas dúvidas sobre a apuração. 

Que horas sai o resultado das eleições americanas?

Os primeiros resultados começaram a ser divulgados após as 19h (21h em Brasília) da terça-feira, quando os últimos Estados tiveram suas urnas fechadas. 

Porém, é incerto quando um resultado definitivo poderá ser decretado, ainda mais se a disputa for acirrada, como indicam as últimas pesquisas.

A contagem dos votos também poderá  levar mais tempo do que o habitual porque muitos Estados permitirão que as cédulas cheguem até a Justiça eleitoral mesmo após o dia da eleição.

Além disso, há o risco de judicialização do processo eleitoral. Para se ter um exemplo de que essa possibilidade não é remota, em 2000, no pleito entre o republicano George W. Bush e o democrata Al Gore, foi registrada uma disputa que só foi decidida nos tribunais. Tudo por conta do resultado na Flórida, um dos Estados mais importantes da corrida. À época, a eleição ocorreu em 7 de novembro, mas o republicano só foi anunciado como futuro presidente em 12 de dezembro.

Como é feita a apuração nas eleições dos EUA?

Neste ano, mais de 100 milhões de votos enviados por cédula eleitoral através dos correiros serão somados à declaração feita nas urnas. Porém, cada Estado norte-americano tem sua peculiaridade ao apurar o pleito.

Alguns Estados conseguirão apurar seus resultados mais rapidamente, como a Flórida – que começa a computar as cédulas uma semana antes do dia da votação, incluindo àquelas que foram entregues de forma antecipada. 

Já Pensilvânia e o Wisconsin só começaram a analisar os votos antecipados no dia da votação. Eles possibilitam que seus eleitores depositem as cédulas nos correios até esta terça-feira, o que deverá atrasar a apuração.

Além disso, a cédula depositada através dos correios  precisa passar por um processo mais rigoroso de verificação de autenticidade do que a depositada na urna.