Massacre

Estado Islâmico reivindica os atentados no Sri Lanka

Grupo extremista divulgou, em sua agência de propaganda, mensagem em que assume autoria dos ataques que deixaram mais de 300 mortos no domingo

Por AFP
Publicado em 23 de abril de 2019 | 08:54
 
 
O Estado Islâmico assumiu a execução do massacre ocorrido no Sri Lanka no último domingo JEWEL SAMAD / AFP

O grupo extremista Estado Islâmico (EI) reivindicou nesta terça-feira (23) os atentados que deixaram mais de 300 mortos no último domingo (21) no Sri Lanka.

"Os autores dos ataques contra os cidadãos do países da coalizão (anti-EI) e os cristãos no SriLanka de anteontem (domingo) são combatentes do EI", afirmou o grupo extremista em uma mensagem divulgada por sua agência de propaganda, Amaq.

Vários ataques provocaram um massacre no Domingo de Páscoa em hotéis e igrejas em vários pontos do país.

As autoridades atribuem os atentados ao movimento islamita local National Thowheeth Jama'ath (NTJ), que não reivindicou os ataques, e estão investigando se o grupo recebeu apoio logístico internacional.

A investigação aponta ainda que os ataques foram cometidos em represália ao massacre, em março, de muçulmanos em duas mesquitas de Christchurch (Nova Zelândia) e que estão relacionados com um grupo islamita indiano relativamente desconhecido, afirmou nesta terça-feira (23) o vice-ministro cingalês da Defesa, Ruwan Wijewardene.

Matéria atualizada às 9h22