Segurança reforçada

Estados Unidos enviam mais de 5 mil militares à fronteira com o México

Tropas tentarão conter a caravana de imigrantes da América Central, informou o general Terrence O’Shaughnessy

Por Estadão Conteúdo
Publicado em 31 de outubro de 2018 | 11:26
 
 
Milhares de imigrantes de países da América Central cruzam o México na tentativa de chegar aos Estados Unidos GUILLERMO ARIAS / AFP

O Exército dos Estados Unidos começou a enviar nesta segunda-feira, 29, 5,2 mil militares para a fronteira do país com o México na tentativa de conter a caravana de imigrantes da América Central, informou o general Terrence O’Shaughnessy, que lidera o Comando Norte dos EUA. O envio, sob uma operação batizada de Faithful Patriot, já está em andamento, de acordo com o general.

Terrence O’Shaughnessy explicou que os militares trabalharão juntos com agentes da CBP, a agência de alfândega e proteção de fronteira, e irão se concentrar primeiro no reforço da segurança da fronteira no Texas, seguido pelo Arizona e Califórnia. "Acho que o presidente (Donald Trump) deixou claro que a segurança na fronteira é questão de segurança nacional", disse o general em uma entrevista coletiva em Washington.

O número é muito superior aos 800 soldados inicialmente previstos e equivaleria a um terço dos agentes de fronteira que operam na área.