Acidente ambiental

EUA receberão indenização de US$ 18 bi 

BP faz acordo cinco após explosão no Golfo do México

Qui, 02/07/15 - 22h00
Explosão provocou vazamento de 40 mil barris/dia no oceano | Foto: SPENCER PLATT

Londres, Reino Unido. A companhia petroleira britânica BP anunciou nesta quinta ter chegado a um acordo com a justiça norte-americana para pagar US$ 18,7 bilhões em indenizações pela maré negra que provocou no Golfo do México em 2010.

“Cinco anos depois do acidente e da maré negra na plataforma petroleira Deepwater Horizon, a BP alcançou acordos de princípio para resolver todos os processos federais e estatais”, afirmou a BP em um comunicado.

O acordo foi fechado com as autoridades federais, assim como com os Estados do Alabama, Flórida, Louisiana, Mississippi e Texas e mais de 400 governos locais. A secretária de Justiça dos EUA, Loretta Lynch, saudou o que chamou de “o maior acordo” de indenização com uma empresa nos Estados Unidos.

“Hoje estou satisfeita de poder dizer que, depois de ter mantido discussões produtivas com a BP durante estas últimas semanas, chegamos a um acordo de princípio que resolve de maneira equitativa e completa as denúncias do Estado federal e dos Estados” . O acordo ocorre dois dias após a BP sofrer um revés na Suprema Corte dos Estados Unidos. Na terça-feira a corte negou pedido do grupo petroleiro de limitar as demandas de indenização após uma sentença em primeira instância de 2012, que ordenava o pagamento de milhões de dólares aos moradores e às empresas afetadas.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.